Fundação Araucária firma acordo para mobilidade acadêmica e de pesquisa com a Universidade de Tecnologia de Compiègne, na França 02/12/2024 - 15:51

A diretoria da Fundação Araucária recebeu, nesta segunda-feira (02), uma delegação de pesquisadores e professores da Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), na França, liderada pela presidente da instituição Claire Rossi. Durante o encontro foi assinado um acordo de cooperação para mobilidade acadêmica, o Programa Ganhando o Mundo da Ciência, com a universidade francesa.

O objetivo é proporcionar o intercâmbio de estudantes de graduação para a realização de estágios de pesquisa e fortalecer as colaborações acadêmicas e de pesquisa internacionais de estudantes da pós-graduação entre o Paraná e a França, por meio do Programa Ganhando o Mundo da Ciência. O acordo de colaboração tem duração de três anos podendo ser renovado por igual período.

“A parceria do Paraná com a UTC está completando quarenta anos. Uma parceria de muito desenvolvimento conjunto e com impacto significativo na formação de engenheiros e pesquisadores e no desenvolvimento do estado. E agora com o Ganhando o Mundo da Ciência, nós vamos ampliar bastante esta cooperação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Por meio do programa, a Universidade de Tecnologia de Compiègne vai oferecer 50 bolsas de mobilidade. Serão 46 para bolsistas da iniciação científica e quatro para a pós-graduação. “É uma vontade da UTC continuar aumentando a transversalidade, fortalecendo a parceria. Por isso estamos aqui, muito felizes por assinar este acordo hoje, para continuar a aumentar a maravilhosa colaboração que temos juntos”, enfatizou a presidente da UTC, Claire Rossi,

“Este acordo permitirá acolher ainda mais estudantes na UTC para continuarmos trabalhando juntos nesta formação, trazendo a engenharia da UTC para a formação, mas também, potencialmente, desenvolvendo parcerias de pesquisa para doutorandos e pós-doutorandos”, afirmou.

A vigência do acordo será de janeiro de 2025 a dezembro de 2028, que viabilizará a mobilidade pelo período máximo de seis meses dentro deste período, com todos os gastos custeados pela Fundação Araucária. A Instituição divulgará em breve as diretrizes para orientação das inscrições junto à UTC, que será responsável pela seleção dos alunos em conjunto com a Araucária.

“O programa é uma ótima oportunidade para fortalecer os laços de cooperação acadêmica, científica e de inovação entre o Paraná e a UTC. Além da participação dos nossos alunos e pesquisadores em cursos para os estágios de pesquisa, há também a complementação da proficiência com a oferta de quatro semanas pela UTC de cursos de francês. Esperamos que os alunos selecionados iniciem a sua mobilidade em agosto de 2025”, explicou a assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati.

O Programa Ganhando o Mundo da Ciência envolve sete países. O primeiro acordo foi firmado com a Kyoto Prefectural University (Japão), em seguida com a Universidade de Alberta (Canadá) e a Universidade de Tecnologia de Compiègne está sendo a terceira a integrar o programa.

O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).”

A delegação francesa veio à Curitiba a convite da diretoria da Fundação Araucária para o evento em comemoração aos 40 anos de cooperação entre Paraná e a Universidade de Tecnologia de Compiègne, que será realizado na próxima quarta-feira (04) no Campus da Indústria – FIEP. Durante a passagem por Curitiba, os franceses visitarão as Universidades Federal e Tecnológica Federal do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Renault do Brasil, em São José dos Pinhais.