Governador assina autorização de lançamento da chamada pública referente ao Programa de Apoio ao Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná 15/11/2019 - 16:30

O Governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinará a autorização do lançamento da chamada pública referente aoPrograma de Apoio ao Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná, nesta quarta-feira, em Pato Branco, cidade que a sede do Governo do Estado será instalada nos próximos dias 12 e 13. Esse programa é financiado pela Fundação Araucária e conta com o apoio do Sebrae.

O objetivo deste edital é apoiaro desenvolvimento e a inserção no mercado de novos produtos ou processos que promovam as atividades de inovação de base tecnológica, assim como da competitividade de empresas emergentes ou em processo de formalização (Startup), classificadas como microempreendedor individual (MEI), microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP).

“Esta iniciativa é mais um passo para a consolidação do Plano de Ação da Araucária. Ela reflete uma resposta à demanda entendida como prioritária para o Sudoeste, identificada pela sociedade civil organizada. Apoiar a inovação, criando riqueza e bem-estar para nossos cidadãos é nossa meta e a principal orientação do Governo atual”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Essas empresas deverão estar sediadas nos 42 municípios que compõe a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e atuando no âmbito do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná, em setores econômicos considerados estratégicos à política pública de inovação do Estado.

Esta chamada pública faz parte da construção estrutural de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (NAPIs) para Startups, em torno de desafios ligados ao desenvolvimento do Estado.

“A presente Chamada Pública resulta de escuta ativa da região, fruto de um processo de cocriação e cogestão. Serão atendidas empresas consideradas em estágios inicial e consolidado, orientando-nos por níveis de maturidade tecnológica. Queremos que o sistema de ciência e tecnologia do Estado seja cada vez mais reconhecido como um importante ativo do Paraná para resolver grandes desafios do seu desenvolvimento”, disse o diretor de ciência, tecnologia e inovação, Luiz Márcio Spinosa.

Serão apoiados projetos de inovação de base tecnológica, a serem submetidos por empresas emergentes ou em processo de formalização (Startup), inseridos nos seguintes temas: Agrotech; Eletroeletrônico; Tecnologia da Informação e Healthtech.Os valores a serem aportados totalizam R$ 700.000.00. Serão contempladas até 10 empresas em fase inicial com o valor de R$ 20.000,00 e até 10 empresas em fase avançada com o valor de R$ 50.000,00.