Governo destina R$ 1,5 milhão para fortalecimento dos Programas de Pós-graduação das universidades estaduais 22/03/2021 - 17:16

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária lançaram, nesta sexta-feira (19), a Chamada Pública do Programa Institucional Pró-Desenvolvimento da Pós-graduação das IES Estaduais. Serão investidos R$ 1,5 milhão no programa.

O objetivo é proporcionar suporte financeiro às propostas institucionais que visem suprir a necessidade de custeio e equipamentos destinados à melhoria e modernização da infraestrutura da pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação e de pesquisa.

O superintendente Aldo Bona enfatizou que o edital representa um grande esforço do Governo do Estado em atender o pleito, de apoio aos programas, dos pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das universidades estaduais. “A pós-graduação paranaense tem um potencial enorme de assumir, cada vez mais, uma posição de destaque colocando o Paraná em um patamar ainda melhor do que tem hoje. Com o apoio necessário, em pouquíssimo tempo, a nossa pós-graduação irá apresentar resultados que melhorarão o que representa o Paraná no sistema de pós-graduação stricto sensu do país”, disse.

Ele explicou ainda que se trata de uma chamada exclusiva para as universidades estaduais por ser um recurso extraorçamentário à FA, repassado pela Seti em 2020.

O presidente da Araucária, Ramiro Wahrhaftig, afirmou que o Paraná tem um dos Sistemas de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior mais consistentes e bem distribuídos do país. “Hoje nós temos a presença do sistema público estadual em mais de 60 municípios do estado. Se considerarmos as instituições federais, o sistema está presente em mais de 160 municípios. Muito nos orgulha esta possibilidade de fortalecer esse sistema extraordinário”, afirmou.

O Programa Institucional Pró-desenvolvimento de Pesquisa tem como uma de suas prioridades, proporcionar suporte financeiro às propostas institucionais de todas as áreas do conhecimento que apresentem aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) fomentados pela Fundação Araucária, ou que apontam aderência a algum dos ecossistemas de inovação e áreas prioritárias identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência. São elas Agricultura & Agronegócio, Biotecnologia & Saúde, Energias Inteligentes, Cidades Inteligentes, Educação, Sociedade & Economia; bem como as áreas transversais: Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável.

“É importante termos os NAPIs alinhados aos programas de pós-graduação, para termos outras formas de captação de recursos para apoio aos programas de pós-graduação. Um exemplo disso é um acordo com a Capes que estamos finalizando, que possibilitará a distribuição de 135 bolsas de pesquisa, nestas áreas indicadas, e que envolve o investimento de R$ 5 milhões”, explicou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA  Luiz Márcio Spinosa.

Cotas institucionais de financiamento - Os valores das cotas institucionais deste edital serão estimados de acordo com a seguinte metodologia: 40% dos recursos serão divididos linearmente entre as instituições habilitadas e 60% dos recursos serão divididos entre as instituições em função da quantidade de aluno equivalente da pós-graduação stricto sensu.

“É importante dizer que a ciência nunca foi tão exaltada quanto está sendo agora neste momento tão difícil e por isso os investimentos se fazem ainda mais necessários. Este investimento anunciado é muito importante para nós. Os recursos vão fortalecer os nossos programas de pós-graduação. Entendemos que esta forma de distribuição é justa”, comentou a presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), Fátima Padoan.

O representante do Conselho Paranaense de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Amauri A. Alfieri, agradeceu pela agilidade com que o edital foi elaborado pelas equipes técnicas da Seti e da FA. “Pouco tempo após termos exposto as dificuldades que as pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação estavam tendo com a falta de recursos e corte de bolsas, em tempo recorde, tivemos nosso pedido atendido e agora o lançamento deste edital”, agradeceu.

O superintendente Aldo Bona anunciou que, ainda no primeiro semestre deste ano, será lançado o edital de custeio à pesquisa básica e aplicada.

Prazo - O prazo para a submissão das propostas é até o dia 12 de abril, com a divulgação dos resultados a partir do dia 15 de abril. O edital completo pode ser conferido na página da Fundação Araucária www.fappr.pr.gov.br em programas/programas abertos.