Governo do PR autoriza o lançamento de mais três chamadas públicas 04/12/2018 - 13:50

A Governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, por meio da Fundação Araucária (FA) assinou nesta terça-feira (04), autorizações de lançamento de mais três chamadas públicas da instituição. O evento foi realizado no Palácio Iguaçu. Esses editais são referentes às áreas de inovação, ao investimento na pós-graduação e na realização de eventos científicos. O recurso total disponibilizado é de R$6 milhões de reais. O evento também contou com a participação dos diretores científico e administrativo e financeiro da Fundação Araucária - Nilceu Jacob Deitos e José Carlos Gehr, respectivamente.

“Esse é um investimento que se refletirá diretamente no avanço da inovação, da tecnologia e da pesquisa no Paraná, com impacto no desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. Estamos continuando um trabalho que se iniciou há 165 anos, com o primeiro governador, rumo ao desenvolvimento contínuo, que reflete diretamente na vida das pessoas”, afirmou a governadora Cida Borghetti.

A chamada relacionada ao Programa Sinapse da Inovação tem como objetivo transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores, professores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso. Para a realização deste programa no Paraná foi realizada a análise do Ecossistema de Inovação das regiões do Estado com o objetivo de identificar as vocações, potenciais, tendências e oportunidades de cada região, bem como de seus principais atores da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O investimento disponibilizado é de R$4 milhões de reais.

“Os editais lançados nesta terça-feira são dirigidos ao empreendedorismo e inovação. Entendemos que isso faz a diferença na busca de recursos, retorno financeiro e na qualidade de vida da população”, disse o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

O edital referente ao Programa de auxílio à internacionalização dos programas de pós-graduação Stricto Sensu acadêmico notas 6 e 7 visa fortalecer a qualidade dos cursos oferecidos pelas Instituições Ensino Superior. O recurso oferecido é de R$1 milhão de reais.

Por fim, foi autorizado também o lançamento da chamada pública referente ao Programa de apoio à organização de eventos das associações ou sociedades técnico-científicas e Institutos de Pesquisa apoia a organização de eventos relacionados com a ciência e a tecnologia, nas diversas áreas de conhecimento, destinados ao intercâmbio de experiências entre pesquisadores e a divulgação dos resultados de seus trabalhos, esses eventos deverão ser realizados no período de abril a dezembro de 2019. O recurso disponibilizado é de R$1 milhão de reais.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, também enfatizou a importância das chamadas públicas lançadas. “Um dos editais apoiará as empresas no processo de desenvolvimento de tecnologia. Outro alavancará eventos para disseminação de conhecimento e a ciência e tecnologia e o terceiro vai proporcionar a internacionalização das nossas universidades”, destacou o secretário.

Só em 2018, a FA concedeu aproximadamente três mil bolsas de estudo, financiou 134 projetos, lançou 21 chamadas públicas e quatro processos de inexigibilidade, totalizando o investimento aproximado de mais de R$21 milhões de reais. Esses dados foram atualizados em outubro de 2018 e ainda existem editais em avaliação.