Governo do Paraná investe mais de 13 milhões de reais no impulsionamento da inovação no setor empresarial 26/02/2025 - 07:42
O Governo do Paraná, por meio do Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PR) estão lançando a chamada pública "Doutores Inovando no Setor Empresarial", o evento foi realizado nesta terça-feira (25), no Palácio Iguaçu. O objetivo deste edital é o de impulsionar a inovação no setor empresarial, além de criar um novo mercado e oportunidades de atuação para jovens doutores. Serão concedidas 100 bolsas para doutores, no valor de R$ 5 mil/mês. Pela Fundação Araucária serão investidos R$ 13.530.000,00.
“Nos países desenvolvidos, é comum que cerca 40% dos profissionais com doutorado trabalhem no setor empresarial, mas no Brasil ainda temos quase 90% dos doutores atuando apenas na academia. Portanto, essa iniciativa visa criar oportunidades para aproximar os doutores das empresas, estabelecendo uma cultura por meio do exemplo, e para mostrar para as empresas como elas podem se beneficiar da presença destes profissionais, sobretudo na área de inovação”, afirmou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.
Com esta chamada pública pretende-se, ainda, incentivar uma mentalidade de inovação contínua nas empresas paranaenses por meio da capacidade analítica e metodológica de doutores para incentivar a busca por soluções disruptivas, garantindo uma posição de destaque no mercado.
O superintendente do IEL-PR, Alessandro de Castro, explica que a instituição será responsável pela gestão dos processos de seleção e inserção dos doutores nas empresas. “O papel do IEL nesse projeto é o que está na essência do nosso trabalho, que é conectar os talentos com as necessidades das empresas”, explicou. “O grande benefício desse programa para o Paraná é que poderemos trazer doutores para trabalhar em projetos de pesquisa e inovação voltados a processos ou tecnologias, fazendo com que o setor produtivo seja muito mais competitivo”, acrescentou.
Esta ação deve valorizar doutores, mantendo-os atualizados com as últimas tendências científicas e soluções tecnológicas, incentivando sua permanência no meio empresarial. Além de estimular o crescimento das pequenas, médias e grandes empresas, sua competitividade no mercado global, promovendo assim, o desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias.
“O desenvolvimento do Estado passa necessariamente pelo crescimento da produtividade e o ganho de competitividade das indústrias e das empresas. Quando colocamos mais doutores para atuar dentro delas, contribuímos com este processo”, ressaltou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.
As empresas assumirão, gradativamente, o pagamento das bolsas à medida que os trabalhos científicos desenvolvidos pelos doutores impactem em benefícios ao setor produtivo empresarial. O programa terá duração de quatro anos. O objetivo é o de inserir doutores, com até cinco anos de defesa da tese, nas empresas paranaenses por meio da concessão de bolsas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, em todas as áreas do conhecimento.
Durante o anúncio do lançamento do edital, o governador Darci em exercício destacou o ineditismo da iniciativa paranaense em nível nacional. “Essa iniciativa é única no Brasil e aproveita um dos principais ativos do Paraná, que são os nossos doutores, e que vão ajudar as empresas e indústrias paranaenses com ideias e soluções relacionadas a produtos, serviços e novas tecnologias. Isso também contribui com o grande ciclo de atração de investimentos privados que o Estado vive neste momento”.
Serão beneficiadas empresas paranaenses de pequeno, médio e grande porte, pelo período de quatro anos. Do total disponibilizado, 30% serão para as pequenas empresas, 30% para as de médio porte e 40% para as grandes empresas. O evento também contou com a participação do diretor Ciência, Tecnologia e de Inovação da Fundação Araucária - Luiz Márcio Spinosa, que fez a apresentação do edital, do diretor de administração e finanças da instituição – Gerson Koch, de reitores e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das universidades paranaenses e de representantes do setor empresarial.
Para acessar o edital clique aqui .
Fotos: Ari Dias/AEN.