Governo do Paraná investe mais de R$8milhões em bolsas de iniciação científica, tecnológica e de inovação, e recomenda, que os projetos sejam voltados ao coronavírus 13/05/2020 - 03:00

O Governo do Paraná lançou, nesta terça-feira (12), a chamada pública referente ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação  (PIBIC & PIBIT). O recurso disponível neste edital é de R$8.160.000,00. A solenidade de lançamento foi realizada online e contou com a participação de pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e de extensão das universidades estaduais, federais e privadas do Paraná.

Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a Araucária e a SETI acrescentaram a recomendação que nos critérios de bolsas adotados pelas comissões institucionais, os planos de trabalho que contemplem pesquisas relacionadas à pandemia do Coronavírus, e que estejam vinculados aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos orientadores e reconhecidos pela instituição, sejam considerados prioritários para o recebimento de bolsas de iniciação científica ou de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

“A prioridade do Governador é criar e aplicar ações necessárias para o avanço do Estado em direção à inovação. E é o que temos visto em todas as iniciativas, por meio do empenho, iniciativa e mobilização de todo Sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná”, ressaltou o superintendente de ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona.

O programa PIBIC e PIBIT destina-se à concessão de 1.700 bolsas no valor de R$ 400 mensais por 12 meses, a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do Paraná, para desenvolvimento de atividades vinculadas a iniciação científica e/ou tecnológica, cuja realização ocorra no âmbito estadual.

“Mesmo em tempo de pandemia, a Araucária continua mantendo e executando os compromissos firmados, procurando relacionar com iniciativas de prevenção e enfretamento da Covid-19”, reforçou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O grande objetivo desta chamada pública é o de incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. “Estas bolsas vêm ao encontro do esforço para, além de iniciação de novos pesquisadores, promover a inovação no Estado. Profissionais capacitados em Ciência e Tecnologia têm maior potencial para desenvolvimento de ações de maior impacto e aproximar ainda mais a Universidade da sociedade,” disse o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

O presidente do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – CPPG, Amauri Alfieri, falou sobre a importância das bolsas de iniciação científica. “Essas bolsas são consideradas o berço do pesquisador, a aproximação do aluno com a ciência e tem como responsabilidade a promoção do desenvolvimento do Estado”.

A vice- coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Extensão e Cultura da Região Sul, Simone Castanho, lembrou as ações que estão sendo realizadas com relação à chamada pública 09/2020, de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. “As bolsas de iniciação científica fazem com que tenhamos profissionais e estudantes com interesse em  iniciativas como as que estão sendo aplicadas no edital 09/2020, pois entendem a importância que a ciência, tecnologia e inovação possuem e a diferença que exercem na vida das pessoas”.

Resultado

No evento online de lançamento da chamada pública referente ao PIBIC e PIBIT, também foi anunciado o resultado do edital relacionado ao Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação – EAIC e EAITI 2020. O recurso aprovado foi de aproximadamente R$300.000,00.

Recomendação da SETI e da Fundação Araucária

Para ter acesso ao edital lançado e ao resultado da chamada pública referente ao EAIC e EAITI 2020: www.fappr.pr.gov.br – Link: Programas (CPs e PIs) – Programas Abertos e www.fappr.pr.gov.br – Link: Atos e Notas – Atos 2020.