Governo do Paraná investirá um milhão e meio de reais na manutenção e consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica 25/05/2021 - 16:57

A Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realizaram nesta segunda-feira (24), a cerimônia online de lançamento da chamada pública referente aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS) e de Posse do Comitê de Área de Inovação da Araucária.

“É uma satisfação participar da celebração  de mais uma ação de integração dos nossos órgãos de Estado responsáveis pela gestão do sistema de ciência e tecnologia. Uma ação articulada entre a SETI, a Fundação Araucária e a Superintendência  Geral de Inovação com as universidades estaduais, federais e privadas que possuem em seu DNA o desenvolvimento da ciência e tecnologia por meio da pesquisa”, destacou o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

O objetivo é financiar a manutenção e a consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica  já existentes no Paraná, promovendo a capacitação das equipes para conduzí-las e a apoiá-las em um processo de evolução para a transformação em Agências de Inovação (AGI’s). O recurso disponível neste edital é de um milhão e meio de reais.

“Essas agências são responsáveis por parte da relação entre as Universidades e Empresas e podem orientar, assessorar, apoiar e gerir atividades direcionadas ao processo de consolidação da cultura da inovação por meio da prospecção tecnológica, proteção intelectual, empreendedorismo, transferência de tecnologia e gestão dos ativos tecnológicos e do capital intelectual.  Toda essas características seguem aspectos também priorizados pelos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, os NAPIS, adotados pela Araucária desde 2019 ”, ressaltou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Cada proposta institucional poderá ser financiada em até R$ 100.000,00 para Instituições de Ensino Superior e até R$ 50.000,00 para Institutos de Pesquisa.“O Paraná possui mais de 20 mil doutores e destaco a importância do papel deles e das  Instituições de Pesquisa e Pós-Graduação porque mais de 90% das empresas que se inscrevem nos nossos projetos, editais e chamadas públicas voltados à inovação, são ligadas de uma forma ou outra às nossas universidades. E são projetos que promovem ou agregarão em algum momento riqueza, emprego e renda para o Estado”, salientou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Reitores, vice-reitores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação e de extensão e cultura e coordenadores dos Núcleos de Inovação Tecnológica das universidades públicas e privadas do Paraná, o superintendente geral de Inovação Henrique Domakoski e integrantes do Comitê de Área de Inovação da Araucária participaram do evento.

Na cerimônia virtual, as pessoas puderam contar com a palestra referente aos  indicadores de Startups, que foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Paraná Marcia May e seu  doutorando Daniel de Souza Valotto.

POSSE - No evento, também aconteceu a Posse do Comitê de Área de Inovação da Fundação Araucária. “Deixo aqui o nosso compromisso de uma atuação pró-ativa e participativa nas ações estratégicas relacionadas à inovação e no âmbito da Fundação Araucária. Teremos grandes desafios e não mediremos esforços para contribuir com a consolidação da inovação no Paraná”, disse o coordenador do Comitê de Área de Inovação da Fundação Araucária, professor Camilo Freddy Mendoza Morejon.

O evento  também contou com a participação das seguintes autoridades da Araucária: do diretor administrativo e de finanças – Gerson Koch, do  gerente de projetos – Nilceu Jacob Deitos e do coordenador da área de inovação  - Luis Guilherme Brandt Goetzke.

A submissão eletrônica das propostas via plataforma Sparkx poderá ser realizada até dia 28/06 e o resultado final do edital será divulgado a partir do dia 20/08. Mais informações sobre a chamada pública, Clique aqui