I Workshop Ginga reuniu pesquisadores de diferentes Estados na PUC-Rio 01/02/2016 - 14:50

Cerca de 20 representantes de seis universidades do País (UFMA, UFPB, UFJF, IFCE, UFF e PUC-Rio) se reuniram nos dias 22 e 23 de janeiro na PUC-Rio para integrar equipes de pesquisadores que trabalham no desenvolvimento da tecnologia Ginga. A tecnologia, padrão de middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, está disponível para emissoras e telespectadores de TV aberta e é a responsável pela interatividade em TVs digitais. 

O Ginga foi idealizado pelo Prof. Luiz Fernando Gomes Soares e sua equipe do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Criador da NCL, a linguagem do Ginga, Soares faleceu em setembro de 2015, mas todo o trabalho feito em conjunto entre universidades do País inteiro continua avançando: “Existem equipes de pesquisadores trabalhando há anos com o Ginga no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Ceará e Paraíba, por exemplo. 

Com a realização do workshop, integramos e fortalecemos essas equipes e será possível prever evoluções e novos desenvolvimentos importantes”, afirma Sérgio Colcher, coordenador do evento e professor do Laboratório TeleMídia, ligado ao Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio. Neste primeiro workshop, foram definidos os grupos de trabalho: GT Acadêmico, GT Padronização e GT Desenvolvimento. Entre as atribuições definidas a cada grupo, estão a de dar continuidade a ações acadêmicas como manter a publicação de artigos, organizar seminários, promover o desenvolvimento de pesquisas, identificar oportunidades de parcerias e planejar ações futuras. A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 19 de fevereiro. 

Sobre os temas abordados no workshop, destaque para a defesa de que o Ginga esteja presente em todos os conversores a serem entregues às famílias inscritas no Cadastro Único (um universo de aproximadamente 20 milhões de brasileiros) no processo de migração da TV analógica para TV Digital. “O Ginga continua e devemos valorizar e dar continuidade a tudo que foi feito até agora”, afirma Colcher, reforçando a importância que este trabalho conjunto pode gerar ao fornecer subsídios tecnológicos importantes para as decisões do governo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

GALERIA DE IMAGENS