II Mostra dos NAPIs é realizada durante a programação da Semana Paraná Faz Ciência 14/10/2024 - 03:43

Durante a programação da Semana Paraná Faz Ciência, a Araucária promoveu a II Mostra dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) que contou com a participação de 16 NAPIs. A Mostra começou no dia 08 e se estendeu até a última sexta-feira (11) nos estandes da Fundação, dentro da Arena Paraná. O intuito foi o de expor à comunidade científica os principais resultados e iniciativas dos projetos já implantados ou em execução.

“Os novos arranjos focam na criação de riqueza e bem-estar, levando à maior assertividade dos instrumentos de apoio da Araucária e, consequentemente, melhor retorno sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento para a sociedade paranaense”, disse o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.

Conheça alguns dos NAPIs apresentados na II Mostra:

O NAPI Taxonline foi o primeiro a ser implantado pela Fundação Araucária e integra os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação do Paraná desde maio de 2020. Os membros se dedicam à identificação e preservação do material biológico (botânico, microbiológico e zoológico) das atividades das instituições de ensino e pesquisa do Estado.

“Participar de eventos que oferecem oportunidades à população de conhecer o nosso trabalho e os diversos materiais biológicos que o Paraná possui, é uma forma de conscientizar e mobilizar as pessoas com relação à importância desses materiais na preservação do meio ambiente”, destacou o doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá e bolsista do NAPI Taxonline, Bruno Henrique Mioto Stabile.

Já o NAPI Segurança Pública & Ciências Forenses que será lançado no próximo mês também contou com um espaço dentro da II Mostra. Tem como objetivo desmistificar as Ciências Forenses, mostrando que é um campo multidisciplinar e que vai além de crimes contra a vida, abrangendo também a investigação de fraudes e falsificações que afetam a economia, em segmentos como alimentos e bebidas, cosméticos, itens de higiene pessoal, segurança veicular e medicamentos.

"O intuito de participar desta Mostra é o de prestar contas à sociedade sobre as ações realizadas pela polícia, por exemplo, aproximar o cidadão do nosso cotidiano e comprovar que trabalhamos prioritariamente em prol do bem-estar das pessoas”, ressaltou o Carlos Ricardo Carlos Ricardo Maneck Malfatti, agente técnico e de perícia criminal da Polícia Científica do Paraná e integrante do NAPI.

O NAPI Manna Academy é realizado por uma das maiores teias de inovação, pesquisa, ensino, extensão e popularização da ciência, que atua há 25 anos. Foi criado para fortalecer e dar escala ao trabalho do Manna_Team.

“Uma das grandes paixões do Manna é a popularização da ciência e os eventos de ciência. Então, nesta Mostra,tivemos oportunidades incríveis e encontros fantásticos não só com o público que veio nos conhecer mas também com outros divulgadores da ciência. Esse movimento é muito rico e importante para o desenvolvimento e aprimoramento das nossas ações”, afirmou a articuladora do NAPI, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

Lançamento de e-books

O NAPI Energia Zero Carbono lançou durante a Semana Paraná Faz Ciência dois e-books. “Um é um guia que trata dos mais variados assuntos referentes à energia zero carbono que utiliza de uma linguagem acessível a todos. E outro e-book reuniu artigos científicos escritos por pesquisadores e bolsistas da área. Esses materiais vão nos auxiliar na divulgação e disseminação do nosso trabalho”, informou o articulador do NAPI, Ivair Aparecido dos Santos.

No contexto da Emergência Climática, o desafio da ciência e dos cientistas é promover soluções para mitigar a emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE). Assim nasceu, em 2023, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Energia Zero Carbono (EZC) para promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Paraná.

Para ter acesso aos e-books clique aqui e aqui 

GALERIA DE IMAGENS