ITA abre inscrições para o VIII Encontro de Física 21/05/2013 - 14:27

Os interessados em participar do VIII Encontro de Física do ITA – EVFITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) terão até o dia 14 de junho de 2013 para efetuar a inscrição online no endereço evfita.ita.br/.

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação em física, engenharia e ciências exatas. O evento será realizado de 08 a 12 de julho e reúne diversas instituições do país com a participação de alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Nesta edição, serão discutidos temas de pesquisa relacionados à biofísica, integral funcional em mecânica quântica, eletromagnetismo, óptica e lasers, cosmologia e astrofísica, spintrônica, aplicações tecnológicas de plasmas, filosofia da ciência, educação e metodologias computacionais, entre outros. Fazem parte da programação do encontro visitas à Embraer e aos laboratórios do ITA, ao Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e à Mectron - Engenharia, Indústria e Comércio S.A.

O VIII EVFITA apresentará seminários avançados relacionados às pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-graduação em Física do ITA, além de quatro mini-cursos abordando tópicos de Física em nível de graduação. Os estudantes de iniciação científica e de pós-graduação do ITA e de outras instituições do País mostrarão seus trabalhos em forma de painéis.

“O encontro de diversos estudantes de graduação e pós-graduação em física, química, matemática, engenharia, ciências exatas em geral, visa também estimular o jovem na sua iniciação científica e no desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Além disso, a existência de um forte Parque Tecnológico na região de São José dos Campos, é uma grande oportunidade de os participantes visitarem importantes empresas de alta tecnologia e laboratórios de pesquisa”, comenta o coordenador do evento Manuel Malheiro.