Inovações Agronômicas para sustentabilidade é tema do 6º Eagro 24/07/2013 - 09:30

“A Universidade tem procurado nos últimos tempos dar respostas ao tema inovações sustentáveis, o tema mais importante no mundo nos últimos 40 anos”, afirma Wilson Zonin, coordenador do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na abertura do 6º Encontro Regional de Agronomia e 1º Encontro de Egressos, realizada no último dia 22, no Campus de Marechal Cândido Rondon.

Segundo ele, o Encontro tem como objetivo abordar o tema “Inovações Agronômicas para a Sustentabilidade” por meio de palestras, 18 minicursos e também de exposições de trabalhos na feira municipal de comemoração aos 50 anos de Marechal Candido Rondon. “O tema sustentabilidade está muito presente no dia a dia da Universidade, é uma demanda da nossa sociedade e a Unioeste está presente contribuindo com a produção de tecnologia e de conhecimentos voltados à inclusão social, melhoria da renda e à preservação ambiental. Projetos estes que estamos abordando na semana, em forma de palestras e minicursos”, conta.

Além do Encontro Regional de Agronomia, o evento recebeu também egressos das 14 turmas formadas no curso pela Unioeste no 1º Encontro de Egressos, os quais apresentarão experiências profissionais com os demais participantes.

A palestra de abertura, que abordou o tema Inovações e Sustentabilidade, foi ministrada pelos professores da Instituição os doutores Maria do Carmo, Auvori Ahlert e Nardel Luiz Soares da Silva.

Na tarde desta terça-feira, o evento contou a presença do diretor presidente da Itaipu, Jorge Samek, falando sobre “Responsabilidade Socioambiental das empresas e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável”. Em seguida, a palestra sobre “Estratégias de inserção produtiva para os trabalhadores rurais”, será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Eagro, que encerra no domingo, com o almoço tradicional do município, o Boi no Rolete, é uma realização da coordenação do curso de Agronomia, Programa de Pós-Graduação, grupo PET-Agronomia, CREA-Jr, Consulagro Jr e Atlética de Agronomia. O evento teve 200 inscritos.