Instituições integrantes do Centro de Inovação do Comércio assinam convênio de parceria 29/03/2022 - 11:56

O presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig participou, nesta segunda-feira (28) em Londrina, do evento de assinatura do termo de parceria com as instituições integrantes do Centro de Inovação do Comércio. O projeto é coordenado pelo Sebrae-PR, Senac-PR, Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Instituto Federal do Paraná (IFPR), e executado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A iniciativa, inédita no Brasil, contará com o investimento de R$ 250 mil da Fundação Araucária e R$ 250 mil de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Luisa Canziani.

O objetivo do centro é o desenvolvimento de um ambiente que congregue os mais diversos mecanismos de inovação e, prioritariamente, promova a interconexão de pessoas e ativos em prol do processo de criação, do fortalecimento e da consolidação de empreendimentos inovadores focados para atender os desafios da cadeia varejista.

“A ideia é melhorar a competitividade mercadológica e tecnológica ao segmento varejista por meio da inovação e da pesquisa aplicada. Desta forma integrando ativos e atores dos mais variados setores produtivos, já mapeados como estratégicos, fomentando o empreendedorismo inovador junto ao Ecossistema de Inovação de Londrina”, ressaltou o presidente da FA.

O Centro de Inovação do Comércio será um espaço compartilhado e colaborativo, no qual empresas, empresários, investidores, startups e empreendedores que estejam inseridos no segmento varejista, vão usufruir e participar da promoção do processo de conexão, empreendedorismo e criação colaborativa de inovações para o setor.

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fecomércio PR, Prefeitura de Londrina e Agência Brasileira de Desenvolvimento (ABDI).

Londrina – Durante a visita à Londrina, o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig, também participou do evento de assinatura do acordo de cooperação técnica do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para a formação e capacitação de profissionais nos segmentos de Satélites, de Empreendedorismo e de Inovação Tecnológica. A expectativa é a de que esse curso, inédito, seja ofertado ainda em 2022.