Lançamento da 2ª Chamada Pública para apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 22/06/2018 - 12:50

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações dá início às atividades relacionadas à 15ª edição da Semana Nacional de C&T com o lançamento, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, da 2ª Chamada Pública para apoio a projetos da SNCT. Publicada no Diário Oficial da União em 18/05/2018, a Chamada tem valor total inédito de R$ 6.020.000,00. O investimento do MCTIC é de R$ 5.020.000,00 e, neste ano, o CNPq contribuiu com R$ 1.000.000,00.

Assim como em 2017, a Chamada conta com duas linhas de apoio: Linha A – projetos estaduais: valor de R$ 100.000,00 e número mínimo de municípios abrangidos proporcional ao número total de municípios do Estado e Linha B – projetos intermunicipais: valor de R$ 20.000,00 e mínimo de 02 municípios abrangidos. O número total de projetos contemplados por Unidade da Federação e por Linha de apoio ocorre em função da população (em número de habitantes) do Estado/Distrito e a previsão é de que sejam apoiados 168 projetos em todo o Brasil, 31 na Linha A e 137 na Linha B.

A Chamada prevê, ainda, uma bolsa de Apoio Técnico por projeto apoiado, para auxílio à organização e cadastramento dos eventos e atividades no site oficial da SNCT.

Em 2017, a submissão de propostas foi além do esperado (quase 400 propostas), resultando em 186 projetos aprovados em todas as Unidades da Federação. O principal resultado da chamada de 2017 foi o alcance, sem precedentes, de 1.311 municípios brasileiros, onde 1.016 instituições desenvolveram mais de 104.000 atividades. O pronunciado aumento na capilaridade da SNCT em 2017 teve repercussão extremamente positiva, ratificando o sucesso da chamada pública.

Em 2018, com o lançamento da 2ª Chamada, será possível continuar o processo de interiorização de eventos e atividades de popularização da ciência no Brasil e oferecer oportunidades para todos aqueles profissionais e/ou instituições que desejem participar deste movimento crescente no país.

O desafio de 2018 é trabalhar como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, que está intrinsecamente relacionado à realidade da população brasileira e que, seguramente, servirá de estímulo para o desenvolvimento de atividades que provoquem debates e reflexões relevantes em âmbito nacional.

O texto da Chamada está disponível no site do CNPq: http://cnpq.br.