MVP é tema de Workshop de Capacitação do Sinapse 14/08/2020 - 18:15

Foi realizado, nesta quinta-feira (13), o segundo Workshop de Capacitação do Sinapse Paraná. Seguindo o roteiro dos conteúdos da etapa de pré-incubação do programa, o tema principal do evento foi  MVP (Produto minimamente viável). O evento teve mais de 150 inscritos, entre eles os 92 empresários já contratados dentro do Sinapse que tem um investimento de R$ 3,5 milhões o Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária. 


Durante a palestra, o consultor de negócios da Fundação Certi Carlos Bizzotto, apresentou os diversos modelos de MVP que podem ser desenvolvidos para testar o produto e o modelo de negócio. Falou dos canais de vendas e tipos de receitas e deu dicas para o empresário de como apresentar um produto a um cliente antes dele estar finalizado.


O Programa Sinapse da Inovação faz parte do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Startup Life. "O Sinapse permite atender dois momentos muito importantes na vida de uma startup. Primeiro na captação de ideias que possam se transformar em um produto ou serviço. Segundo, na materialização da ideia num protótipo que chamamos de MVP, fase que se inicia agora. Este esforço todo para que no final tenhamos geração de emprego e renda para a sociedade paranaense", ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.


Leonardo Weldt Franceschi assessor de gabinete da Superintendência Geral de Inovação, falou do empenho do Governo do Estado em dar suporte e fomento para as startups. “O Sinapse vem nesta linha como um fomento importante e que vai refletir, principalmente neste momento difícil de pandemia, na retomada econômica do Estado.” 


Ao falar da importância do programa para o empreendedorismo inovador no Paraná, a consultora de startups do Sebrae-PR Rafaela Laurencini destacou o papel dos empresários participantes do programa com novas soluções para os problemas sistêmicos da sociedade. 


A metodologia de capacitação dos empresários participantes do Sinapse da Inovação foi enfatizada pelo diretor executivo da Fundação Certi, Leandro Carioni. “Cumpram a metodologia, se esforcem nessa metodologia que as chances de sucesso de vocês se ampliará. Será muito maior do que aqueles que não participam de um programa como este. Além de ser tema do workshop desta quinta-feira, a aprendizagem do MVP vai acontecer durante todo o próximo mês”, explicou. 


Na próxima etapa do programa os empreendedores apresentarão o produto ou serviço desenvolvido ao mercado.