Mais de 500 bolsistas reforçam o combate ao coronavírus no Estado 03/04/2020 - 18:24

O Programa de Apoio Institucional para Ações de prevenção e cuidados diante da pandemia do novo coronavírus, lançado pela Fundação Araucária e Seti, já selecionou 510 bolsistas entre profissionais de saúde e coordenadores de projetos das sete universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trata-se de um importante reforço para atendimentos em call centers, para atuação nas divisas do Estado, nas Regionais de Saúde do Paraná, no Laboratório Central do Estado (LACEN), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e Departamento Penitenciário do Estado (DEPEN).

“Os números demonstram a força da extensão universitária no Paraná e vão contribuir, significativamente, para que o Estado se destaque no enfrentamento ao coronavírus”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

As atividades de extensão desenvolvidas têm a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde. Para atendimento nas centrais de informações – ação extensionista de atendimento telefônico e por meios digitais à população, são 114 bolsistas esclarecendo dúvidas e dando orientações relacionadas à prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus no Paraná.

Na atenção às divisas rodoviárias do Estado são 23 enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem e 23 acadêmicos de enfermagem com ações voltadas ao monitoramento da entrada e da saída de pessoas nos postos de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).

Na atuação junto às Regionais de Saúde – ação extensionista de atendimento à população em Unidades de Saúde, Hospitais e outros estabelecimentos de saúde são 130 enfermeiros, 108 técnicos de enfermagem e 22 médicos.

No LACEN e no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), 17 bolsistas atuam no apoio a demandas destas unidades sob a coordenação da UFPR. No Depen são mais 18 bolsistas.

No total, são 30 coordenadores de projetos nas sete universidades estaduais e UFPR.

Resumo dos números - Já foram selecionados 510 bolsistas para atuarem nas quatro frentes do Edital, até a tarde desta sexta –feira (03). Para atuarem nos Call Centers são 114 atendentes. Nas divisas do Estado são 23 enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem e 23 acadêmicos de enfermagem. Para atuar junto às Regionais de Saúde são 130 enfermeiros, 108 técnicos de enfermagem e 22 médicos. No LACEN e CIEVS são 17. No Depen são 18. No total são 30 coordenadores de projetos.

Universidade por Regional de saúde

1ª Paranaguá – UEPG