Mãos que falam: um milagre da inovação tecnológica!
23/06/2016 - 14:00

O sistema se baseia no uso de um bracelete com nove sensores, sendo um acelerômetro, um giroscópio e os demais sensores miográficos para captar os sinais elétricos dos músculos do braço, lembrando que o sistema de movimentação do braço e da mão é feito por músculos excitados eletricamente, num sistema semelhante ao de roldanas. 

Estes sinais dos sensores do bracelete são enviados via transmissão sem fio, WiFi Bluetooph, para um smartphone. No smartphone, é processado o aplicativo Giulia, baseado em algoritmo de redes neurais artificiais (Inteligência Artificial) e lógica Fuzzy, que interpreta os movimentos do braço e o associa aos movimentos da língua de sinais Libra. O aplicativo Giulia, ao identificar o sinal de Libra, sintetiza em voz o texto em português equivalente ao sinal identificado. Por outro lado, o que o ouvinte falar para o surdo é apresentado em texto em português ou por um Avatá (desenho animado) os sinais em Libra equivalente ao que foi falado pelo ouvinte. 

Atualmente o projeto foi dividido em contextos, segundo a orientação da Associação dos Surdos do Amazonas, ASMAN, pela prioridade das necessidades dos surdos em se comunicar no ambiente dos ouvintes, tais como os ambientes de: Hospital; Delegacia; Escola; Trabalho; Shopping; Restaurante e outros. Para tanto, já foram ensinados mais de 150 gestos de Libras referentes a estes contextos para o algoritmo da rede neural artificial do Giulia, e continuamos acrescentando cada vez mais conforme as orientações de prioridades que nos são passadas pelos surdos, pois a adesibilidade desta tecnologia exige a participação direta deles no seu desenvolvimento. 

O aplicativo é embarcado em um smartphone e por meio de uma pulseira portada pelo usuário, a linguagem de sinais é convertida em texto para seu interlocutor. A resposta segue o mesmo processo de intermediação. Toda a concepção e desenvolvimento do produto é responsabilidade e mérito do Prof. Dr. Manuel Cardoso, da Universidade Federal do Amazonas. A demanda de pedidos foi enorme, imediatamente após a consolidação e lançamento do aplicativo. O Prof. Manuel proferiu uma palestra no último dia 21, oportunidade em que pôde demonstrar, esclarecer e orientar sobre a utilização deste aplicativo.

Fonte: Professor Manuel Cardoso - Universidade Federal do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS