Marcos Pontes visita o Paraná, tem reunião técnica com a ASSESPRO e recebe homenagem na Alep 23/08/2019 - 16:40

O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, aceitou o convite da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) e esteve em Curitiba, nesta sexta-feira (23/08). A agenda teve início na FIEP, com apoio da Fundação Araucária - onde ele participou da reunião do Conselho de Administração da Federação
ASSESPRO. Depois seguiu para uma entrevista coletiva Associação das Emissoras de Radiodifusão do PR - AERP, Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e Palácio Iguaçu.

“Estamos priorizando o investimento em pesquisa básica, na formação dos professores e na aproximação da ciência e tecnologia dos alunos desde cedo, nas escolas, não deixando essa iniciativa apenas para quando eles chegarem às universidades e também focando no despertar do empreendedorismo nesses futuros pesquisadores. Seguimos, no ministério, três princípios básicos: a atenção voltada para o conhecimento, riqueza e qualidade de vida. Além disso, ouvimos as demandas específicas de cada secretaria e que tenham conexão do MCTIC, para desta forma, procurarmos desenvolver ações direcionadas as grandes áreas do país”, destacou o Ministro.

Reunião – A reunião promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também serviu para que o ministro Marcos Pontes tomasse conhecimento das principais ações e políticas públicas voltadas para a ciência e inovação no Paraná. O encontro foi dividido em três etapas. Na primeira delas, representantes dos principais órgãos governamentais e privados ligados ao setor de tecnologia falaram sobre as iniciativas em relação aos ecossistemas de inovação do estado.

Participaram do debate representantes da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet - Regional Paraná (Assespro-PR); da Superintendência de Inovação da Casa Civil do Paraná; da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; da Agência Curitiba de Desenvolvimento; da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE); e da Fomento Paraná.

“Temos orgulho de mostrar ao Ministro o que o Paraná vem fazendo em prol do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do estado. Conhecemos as demandas da comunidade científica e sociedade e trabalhamos para que sejam atendidas e aprimoradas”, disse o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhafitg.

Universidades – Em seguida, a reunião contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná, que entregaram ao ministro Marcos Pontes um ofício declarando que as instituições contam com a continuidade das políticas das bolsas e de programas de capacitações promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em seguida, o superintendente geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, fez uma breve apresentação ao ministro sobre a estrutura e as iniciativas promovidas pela pasta em todo o estado.

“Assim como o Ministro Marcos Pontes ressaltou em suas falas, só conseguimos ter êxito em nossas conquistas, por meio do conhecimento que muitas vezes é adquirido com a pesquisa, a ciência e a inovação”, ressaltou o superintendente geral de ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona.

Startups – Na terceira e última etapa do encontro, representantes de empresas startups paranaenses que cresceram e ganharam destaque no mercado nacional e internacional de tecnologia. Falaram na ocasião os representantes da IG-MATHE, Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul; da Rentcars, empresa paranaense com atuação global em locações de veículos; e da Monest, startup especializada na recuperação de crédito de pequenas e médias empresas.

“O Brasil e o Paraná precisam desenvolver essa atitude de persistência, de confiança e de saber que é possível chegar lá, que é possível manter o sonho e não se deixar pelos discursos pessimistas. Eu garanto que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estará junto na caminhada dessas empresas de tecnologias na busca de tudo aquilo que a gente almeja para o nosso Brasil”, ressaltou Pontes após assistir as apresentações.

Para o deputado Emerson Bacil, a reunião foi importante para mostrar ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações o tamanho e importância do setor de tecnologia e inovação paranaense. “Vimos nessa reunião que, de fato, o estado do Paraná é inovador. E vamos avançar ainda mais com a modernização da Lei da Inovação do nosso estado. Vamos buscar parcerias e fazer com que o Paraná realmente deslanche no setor de tecnologia e inovação. Já somos o segundo estado em inovação do Brasil. Nós queremos agora é chegar à primeira posição e contamos muito com o apoio do ministro Marcos Pontes”, concluiu o parlamentar. O Ministro encerrou a visita ao Paraná  em um almoço com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior - no Palácio Iguaçu.

Fonte: com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná.