Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação apresenta ações para atender a áreas estratégicas 23/07/2013 - 10:23

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, anunciou nesta segunda-feira (22) uma série de ações elaboradas pelo ministério para fazer frente a necessidades de desenvolvimento em áreas consideradas estratégicas pelo governo federal, como oceanográfica, espacial e de infraestrutura de laboratórios.

“A ciência tem capacidade de preencher requisitos do crescimento econômico por meio da inovação, ao conferir competitividade às empresas, e da sustentabilidade ambiental, uma vez que, para interferir nos ecossistemas, é preciso conhecer efetivamente os processos que lá se desenvolvem”, disse, em palestra magna da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Recife até sexta-feira (26).

Durante a conferência, o ministro reforçou a importância de se compartilhar o conhecimento, colocando-o “a serviço das instituições e em benefício da sociedade”.

Inpoh

Nesta terça-feira (23), às 16h30, na ExpoT&C, Raupp irá detalhar o projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceanográficas e Hidroviárias (Inpoh), que prevê estudos multidisciplinares nas porções sul e tropical do Atlântico.

“O Inpoh vai dispor de um laboratório flutuante, que é um navio de pesquisa, no valor de US$ 80 milhões, comprado em parceria com a Marinha, a Petrobras e a Vale”, disse.

CsF

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) anuncia, também durante a 65ª SBPC, um edital do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) voltado especialmente para a área espacial.

Ao tratar sobre o tema, o ministro informou que os satélites sino-brasileiros Cbers-3 e Cbers-4 devem ser lançados em 2013 e 2015, respectivamente.

Infraestrutura e laboratórios

O MCTI e o CNPq têm discutido o fortalecimento de laboratórios de característica multiusuária, ou seja, cujo uso é compartilhado entre centros de pesquisa e empresas.

Luz síncroton, nanotecnologia, biotecnologia e tecnologias da informação e comunicação (TICs), definidas pelo ministro como “portadoras de futuro”, são alguns dos campos em foco.

De acordo com o ministro, a Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia (IBN), coordenada pela pasta, tem lançamento previsto para agosto.

O anúncio inclui a formalização do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (Sisnano) e outras ações de fomento à pesquisa, formação de recursos humanos, cooperação internacional, além de um marco legal específico para a área.

Paralelamente, o MCTI elabora a Iniciativa Brasileira em Biotecnologia, visando gerar inovação tecnológica e ampliar a competitividade da bioindústria nacional, e um programa de ciberinfraestrutura, a fim de formar uma rede de pesquisa com alta velocidade para transmissão de dados e alta capacidade de processamento e de armazenamento. “Em breve, anunciaremos um centro nacional de computação petaflópica”, adiantou o ministro.

Iniciativas regionais

O ministério prepara ainda ações para ajudar o país a superar desigualdades socioeconômicas regionais, a exemplo do Plano Amazônia, a ser lançado ainda este ano. A iniciativa busca o desenvolvimento sustentado em torno da floresta, especialmente por meio da utilização de seus recursos naturais. “O próximo plano seria para o Semiárido nordestino”, antecipou Raupp.

Ele também destacou o lançamento do edital Inova Mobilidade, inserido no Plano Inova Empresa. Segundo o ministro, a chamada pública, vinculada à sustentabilidade socioambiental, deve oferecer R$ 2,1 bilhões para projetos de mobilidade urbana, eficiência energética e tecnologias alternativas para o transporte urbano, dentre outros.

Fonte: MCTI