NAPIs apresentam suas ações durante o Show Rural 11/02/2025 - 13:56

Segue até sexta-feira (14) o 37º Show Rural Cascavel, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. O evento acontece na Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), às margens da BR-277, tem entrada gratuita e reúne mais de 600 expositores. A expectativa é que cerca de 350 mil pessoas do Brasil e de outros países passem pelo local. A edição de 2024 chegou à marca de R$ 6,1 bilhões comercializados, recorde até então.

No estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Fundação Araucária tem um espaço destinado aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) para apresentação das ações e projetos desenvolvidos, espaço que também terá a apresentação de empresas apoiadas nos programas da Fundação.

“Estão expondo seus projetos os NAPIs voltados ao agronegócio e à biodiversidade. Esta é uma grande oportunidade de demonstrar ao público um pouco mais sobre a ciência e a tecnologia do Paraná e dos projetos financiados pela Fundação Araucária, além da sua importância para o desenvolvimento do agronegócio e para a conservação da biodiversidade”, ressaltou a articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência que representa a Fundação Araucária no evento, Débora Sant´Ana.

Os NAPIs que estão apresentando suas ações durante o Show Rural são:  Biodiversidade Restore, Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia, Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos, Sudoeste, Hidrogênio, Alimento e Território, Inova Vitis, Enfezamento do Milho, CIA-Agro, Trinacional, Emergência Climática, Agritech Symbiosis Lab e Águas.

Nesta quarta-feira (12) Acontece a assinatura da parceria para o lançamento do Programa de Inovação Aberta na Área Genômica – BRDE, FINEP, Seti, SEI e Fundação Araucária. Na Praça da Inovação às 11h30 horas.

A partir das 14h haverá a palestra Vale do Genoma: Avanços e Oportunidade de Inovação Genômica com o cientista Evaldo Vilela, que atua na Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Genômica Vegetal do Estado do Paraná e também integra o Programa Profissionais Top Managers da Fundação Araucária.

O foco do trabalho dos Profissionais Top Managers é a articulação de ações de pesquisa científica com o envolvimento de setores produtivos paranaenses, na execução de ações estratégicas nas áreas do conhecimento que apresentem aderência às ações fomentadas pela Araucária e as áreas prioritárias para o Governo do Estado.

Na quinta-feira (13) também estarão no espaço da Fundação Araucária duas empresas apoiadas pelos Programa Tecnova e Centelha, Empresa PID Brasil com o projeto ‘Desenvolvimento de sistema autônomo para controle e manejo de irrigação via comunicação sem fio” e a empresa inova Monitoramento Ambiental com o projeto “Estação de Baixo Custo de Monitoramento de Odor.