Napi Bioinformática é um dos temas do evento Relações Brasil e Índia em Londrina 03/05/2023 - 14:16

Com o objetivo de reforçar os laços entre os países, aconteceu nesta quarta-feira (3) em Londrina o evento, organizado pela Folha de Londrina com o apoio institucional da Fundação Araucária, Relações Brasil e Índia: O Desenvolvimento das Tecnologias de Alta Performance. O encontro tem a finalidade de aprofundar o debate sobre questões que envolvem as perspectivas socioeconômicas da sociedade paranaense, com foco em inovação e tecnologia. 

Entre os palestrantes está o pesquisador Jorge Edison Ribeiro, especialista em estruturas de inovação, qualidade de software, gerenciamento de processos e de Tecnologia da Informação (TI), também membro do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Bioinformática. Entre os temas ele abordará as principais características deste NAPI que tem, entre suas ações, o incentivo à criação de uma rede de computadores de alto desempenho e de um centro de excelência de treinamento e ensino para a área.

“Principalmente, de termos no Paraná tecnologia para a produção de hardware e software para esta área. Isso é o que nos diferencia dos demais projetos que existem atualmente no País e que também estamos trabalhando no Napi Bioinformática. Esta é uma importante oportunidade de tentarmos uma parceria mais forte com as instituições indianas de ciência e tecnologia”, destacou o pesquisador.
Integrante da equipe de organização do evento, a assessora de Relações Institucionais da Fundação Araucária Cristianne Cordeiro, ressaltou o trabalho que já vem sendo realizado para fortalecer a parceria entre o Center for Development of Advanced Computing (C-Dac), instituição de grande prestígio localizada em Pune no estado de Maharashtra, também a multinacional Tata Consultancy Services (TCS) unidade Londrina e o Napi Bioinformática. 

“O que nós queremos é que Londrina seja um polo de educação de supercomputadores (HPC). Então a nossa intenção é trazer o C-Dac, que é referência em HPC, para Londrina em parceria com a TCS que já são parceiros na Índia, aproveitando que já temos uma competência na área de TI com mais de 1600 startups, multinacionais e empresas nesta área”, afirmou Cristianne Cordeiro. 

Entre os projetos do Napi Bioinformática está o de desenvolver a supercomputação nas universidades públicas do Estado. A deputada Luísa Canziani, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Federal, que também participou do evento, falou sobre a importância dos investimentos em computação de alto desempenho. “O poder público tem o papel de tornar o ambiente favorável para parcerias internacionais, mirando os impactos socioeconômicos virtuosos que elas podem provocar. A Fundação Araucária já vem desenvolvendo uma importante ação neste sentido”, disse. 

O diretor da unidade Londrina da Tata Consultancy Services (TCS), Francisco Davi Junior, disse que a presença da multinacional na cidade se dá pela existência de mão de obra especializada na região para empresas de tecnologia. “Também porque existe um ecossistema muito organizado para inovação”, comentou. 

O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) no Aurora Shopping, em Londrina.