Napi Space é apresentado na Agência Espacial Brasileira 13/09/2023 - 15:51

A assessora de Relações Institucionais da Fundação Araucária, Cristianne Cordeiro, participou nesta terça-feira (12) em Brasília, de uma reunião com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) Marco Chamon para apresentar a proposta de construção do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Space.

O Napi está sendo construído por representantes de várias universidades e a Agência Espacial Brasileira. O novo arranjo é voltado para serviços, produtos, aplicações e conectividade na área espacial e tem como uma de suas ações o primeiro curso de Formação Profissional para Empreendedores Espaciais realizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Londrina, que já tem sua primeira turma.

“Foi uma reunião muito produtiva em que todos os participantes demonstraram interesse em participar do Napi Space, que vamos lançar em breve. Também foi uma oportunidade de apresentar as principais ações da Fundação Araucária como a plataforma digital i-Araucária, o projeto Paraná 2040 – Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação e a estratégia dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação que já passam de 60 em atividade ou em construção”, disse Cristianne Cordeiro.  

Além do presidente e diretores da AEB, participaram do encontro o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Alex Canziani, representantes do IFPR, da Itaipu e do Parque Tecnológico de Itaipu.  

À tarde a assessora de relações institucionais da Fundação Araucária participou de uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a coordenadora de Ambientes de Inovação na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Isabel Carneiro.