Novo site do INCT Namitec reúne conteúdo de 23 centros e universidades 12/07/2013 - 08:20

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT Namitec) lançou uma nova página na internet, com o objetivo de reforçar a divulgação das notícias da rede, que reúne as principais instituições que desenvolvem micro e nanoeletrônica no Brasil. São ao todo 23 centros de pesquisa e universidades, em 13 estados das cinco regiões do país. O conteúdo pode ser acessado no endereço: http://www.namitec.org.br/.

O novo site oferece informações sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Namitec, que em quatro anos já depositou 14 patentes. Com 124 pesquisadores, o Namitec tem uma atuação ampla em micro e nanoeletrônica, com pesquisas e ações no estudo de redes de sensores sem fio, sistemas embarcados, projeto de circuitos integrados, estudos de dispositivos, materiais e técnicas de fabricação, e formação de recursos humanos, com aplicação em áreas como tecnologia da informação e comunicação (TIC), instrumentação biomédica, redes veiculares e ambientes inteligentes, indústria automotiva e aeroespacial, produção, distribuição e uso de energia e ecologia.

A unidade é um dos projetos criados pelo programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), tendo como missão gerar, aplicar e disseminar conhecimentos de micro e nanoeletrônica, articulando competências para promover inovações que atendam às necessidades da sociedade.

O INCT Namitec é coordenado pelo professor da Jacobus W. Swart, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nos quatro anos de vigência, o projeto conquistou números expressivos, com um total de 400 artigos publicados em revistas indexadas, 23 livros, 51 capítulos de livros, 1075 artigos em anais de congressos, concluindo ainda 72 teses de doutorado, 211 dissertações de mestrado e a formação de 184 alunos de iniciação científica.

Fonte: Ascom do INCT Namitec