Parceiros da iniciativa privada investem cerca de R$ 3 milhões em projetos e programas da Fundação Araucária 08/08/2023 - 10:43

Além do orçamento destinado pelo Governo do Estado para o desenvolvimento das ações da Fundação Araucária, a Instituição conta ainda com parcerias importantes com a iniciativa privada. São investimentos necessários para o avanço da ciência, tecnologia e inovação do Estado que ultrapassam R$ 3 milhões atualmente.

Além de parceiros que apoiam diversas ações há as chamadas públicas realizadas em parceria no investimento de recursos como com a Renault do Brasil, Bosch, Volvo do Brasil, Jacto, Itaipu, Biopark, Sanepa e Lar Cooperativa Agroindustrial. Há ainda outros convênios em construção.

“Os investimentos de parceiros como do Governo Federal são essenciais, mas temos avançado nos convênios com a iniciativa privada e sempre procurando que os investimentos sejam de em torno de um real da Fundação Araucária para cada um real das empresas. Além de possibilitarmos que os pesquisadores atuem dentro das empresas, com a parte prática da pesquisa e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, destacou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Desde 2014 a Renault do Brasil tem lançado chamadas públicas com a Fundação Araucária. No último edital foram investidos R$ 700.800,00 sendo 37% a contrapartida da Fundação Araucária no valor R$ 259.296,00 e os outros 63% da empresa em bolsas de graduação, mestrado e doutorado.

“A Renault é inovadora e não deixamos escapar este tipo de oportunidade. São quase nove anos de parceria com o aporte de muito investimento em inovação e tecnologia pois sabemos que, além de ser importante para o avanço da empresa, também é para o avanço tecnológico do País”, afirma o coordenador de relações governamentais da Renault Carlos de Paula.

A parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, desde 2013, tem contribuído para o fortalecimento do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental (PPPSA) fruto da parceria entre a Sanepar e a Fundação Araucária, além de apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento visando a melhoria das condições do saneamento ambiental. No último edital foram investidos R$ 2 milhões pela Fundação Araucária e pela Sanepar.

“Para cada real que a Fundação Araucária coloca em pesquisa nós colocamos um real também, dobrando o investimento em pesquisas que vão analisar problemas de saneamento. A Sanepar tem uma gama muito grande de processos em que buscamos melhorias, inovação tecnológica, a testagem de novos produtos químicos e, nesta parceria, conseguimos nos aproximar das universidades para buscarmos avançar nestes aspectos”, explicou a pesquisadora na Gerência de Pesquisa e Inovação da Sanepar Barbara Zanicotti.

Já no terceiro setor, há mais de dez anos a Fundação Grupo Boticário  financia projetos para a conservação da natureza brasileira junto com a FA. Segundo a analista de preservação da biodiversidade da Fundação Boticário, Bianca Ingberman, fomentar a produção de conhecimento para o bem da sociedade é fundamental.

“Ter esta parceria que trás a academia para pensar soluções para os problemas de conservação é muito importante, sendo que unindo esforços conseguimos dobrar a quantidade de recursos para apoiar estas propostas”, ressaltou.

O Governo do Estado tem intensificado ações para o fortalecimento do conceito quádrupla hélice, ou seja, de integrar o trabalho do Governo, da academia, do setor produtivo e da sociedade. O diretor de Ciência, Tenologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, ressaltou que a Instituição está aberta a novas parcerias.

“Temos muito a avançar, principalmente no modelo de bolsa empresa. As soluções para muitos problemas das grandes indústrias e da sociedade estão nas nossas universidades e precisamos que o setor produtivo invista mais na ciência e tecnologia para que o Paraná se desenvolva ainda mais”, disse.