Parceria Europeia para a Biodiversidade lança chamada transnacional conjunta BiodivTransform 2024-2025 11/09/2024 - 14:51

A Parceria Europeia para a Biodiversidade (Biodiversa+) lançou nesta terça-feira (10 ), a chamada BiodivTransform 2024-2025, com o objetivo de apoiar a pesquisa e a inovação transnacional e colaborativa em “Biodiversidade e Mudança Transformativa”. 

A iniciativa contemplará projetos de pesquisa que unam disciplinas e setores para identificar, analisar e compreender processos de transformação que possam deter e reverter o declínio da biodiversidade. 

Fomento de agências brasileiras

No Brasil, a Biodiversa+ é apoiada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e os projetos colaborativos de pesquisa aprovados serão financiados pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada. Projetos residentes nos estados cujas FAPs não participam da chamada poderão receber fomento via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Paraná, a Fundação Araucária está participando com a contrapartida de até R$ 1,5 milhão. 

Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada:

Fundação Araucária (Paraná)

FAPDF (Distrito Federal)

FAPEAL (Alagoas)

FAPEAM (Amazonas)

FAPEAP (Amapá)

FAPEMA (Maranhão)

FAPEMAT (Mato Grosso)

FAPEMIG (Minas Gerais)

FAPEPI (Piauí)

FAPERGS (Rio Grande do Sul)

FAPERJ (Rio de Janeiro)

FAPES (Espírito Santo)

FAPESB (Bahia)

FAPESC (Santa Catarina)

FAPESP (São Paulo)

FAPESPA (Pará)

FAPESQ (Paraíba)

FAPT (Tocantins)

FAPERR (Roraima)

FUNDECT (Mato Grosso do Sul)

Elegibilidade

Para serem elegíveis, os consórcios de pesquisa terão de incluir equipes de um mínimo de 3 países que participam financeiramente da chamada, incluindo pelo menos 2 Estados-Membros da União Europeia ou de países associados à União Europeia. 

Os candidatos brasileiros devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação das respectivas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada ou do CNPq neste link. 

Cronograma

– Prazo para envio de pré-propostas: 8 de novembro de 2024;

– Prazo para envio de propostas completas: 11 de abril de 2025;

– Início dos projetos: 1º de dezembro de 2025 – 1º de abril de 2026.

Acesse Aqui a íntegra da chamada transnacional conjunta BiodivTransform 2024.

Webinar informativo

No dia 24 de setembro, às 8h (BRT), a Biodiversa+ irá organizar um webinar informativo para esclarecer dúvidas sobre a chamada. Para participar inscreva-se Aqui.  

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP