Pesquisador do NAPI Biogás conquista prêmio Jovem Inovador dos Brics 03/12/2024 - 14:47

O pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e membro do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biogás, Thiago Edwiges, alcançou um marco histórico durante o 9º Fórum de Jovens Cientistas, realizado entre os dias 25 e 29 de novembro, na cidade de Sóchi, na Rússia, ao vencer o 7º Prêmio Jovem Inovador dos Brics, grupo que reúne economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e mais dez países.

O prêmio foi entregue pelo vice-presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, em cerimônia realizada na última semana, e é um reconhecimento às contribuições do professor da UTFPR às pesquisas relacionadas ao meio ambiente.

Com quinze anos de dedicação à pesquisa, Thiago desenvolve soluções sustentáveis para o aproveitamento de resíduos orgânicos, transformando-os em produtos como fertilizantes, biogás, biometano e biohidrogênio. Seus estudos também incluem tratamentos biológicos aplicados a resíduos agroindustriais, promovendo a geração de energia limpa e sustentável, com foco no fortalecimento da economia circular.

Para o pesquisador, a participação no evento e, consequentemente, a premiação, mostra o potencial da UTFPR e da ciência brasileira. “É uma experiência incrível e um reconhecimento pelo trabalho que estamos realizando. Este prêmio não é apenas importante para minha carreira, mas também para a UTFPR e para o Brasil, incentivando a ciência e a inovação no país”, comemora ao destacar que a conquista reforça o papel da UTFPR na pesquisa e inovação e coloca o trabalho desenvolvido no Campus Medianeira em destaque no cenário internacional, contribuindo para o avanço da ciência sustentável nos Brics.

A delegação brasileira no evento era composta por 19 representantes, dos quais 12 cientistas participaram do Fórum, enquanto cinco jovens correram ao Prêmio Jovem Inovador - conquistado por Edwiges com a pesquisa ‘Aproveitamento de resíduos da cadeia sucroalcooleira por meio de diversos métodos de tratamento biológico no contexto de uma economia circular’.

Para o reitor Everton Lozano, a conquista é “um símbolo do impacto positivo que a ciência brasileira pode alcançar no cenário global, especialmente no enfrentamento de desafios ambientais”. “Esse reconhecimento internacional não apenas destaca o talento e a dedicação do professor Thiago, mas também reafirma o papel da UTFPR como instituição comprometida com a transformação da sociedade”, completa.

Sobre o pesquisador

Professor do Campus Medianeira desde 2011, Thiago Edwiges é Engenheiro Ambiental com mestrado em Energia na Agricultura e doutorado em Engenharia Agrícola. Atuou em projetos de tratamento de resíduos do saneamento junto à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e como consultor de projetos de aproveitamento do biogás da Itaipu Binacional e do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe. Ainda, realizou estágio de Pós-Doutorado em digestão anaeróbia na School of Engineering da Griffith University, em Brisbane (Austrália), e faz parte Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Biogás, iniciativa da Fundação Araucária.

Fonte: UTFPR