Pesquisadora do Napi Manna é a primeira mulher a receber o Prêmio Pe. Landell de Moura 01/09/2023 - 14:25

A pesquisadora e articuladora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Manna, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, recebeu nesta quinta-feira (31) o Prêmio Pe. Landell de Moura concedido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro). A cerimônia aconteceu no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Linnyer é a primeira mulher a receber o prêmio desde que ele foi criado em 2007.

“O prêmio é, certamente, uma responsabilidade e um incentivo. Tem muito significado para mim e para muitas mulheres porque foi a primeira vez que uma mulher recebeu o prêmio na área de semicondutores em mais de 16 anos desse prêmio e em mais de 50 anos da área de semicondutores no País”, comemora a pesquisadora.

O Prêmio foi criado em 2007, com a intenção de reconhecer a contribuição de pessoas notáveis para a área de Microeletrônica e para comemorar e reconhecer as invenções de Pe. Landell de Moura, que foi um homem à frente do seu tempo, com grande visão, criatividade e persistência. Ele foi um precursor do rádio, demonstrando um sistema de comunicação sem fio por ondas eletromagnéticas, incluindo os componentes inventados por ele próprio, em 1894; demonstrou também a comunicação de voz a distância por modulação de feixe luminoso.

“Eu fico muito feliz de trazer esse prêmio para o Paraná, minha terra, meu lugar. É daqui que eu comando da microeletrônica do Brasil. É aqui que eu lidero o Comitê Assessor de Microeletrônica do CNPQ. Sou muito grata ao Paraná, ao Manna Team que é meu time e meu propósito. Agradeço à oportunidade e ao apoio do secretário Aldo Bona e do presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig. Além do apoio dado a todos os pesquisadores pelo Governo do Estado”, disse.

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon - É presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica. Membro do Comitê de Área de Tecnologia da Informação - CATI do MCTI (Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações). Coordenadora do Comitê Assessor de Microeletrônica do CNPq e membro do GT de Semicondutores do Ministério da Economia (ME). Titular do Conselho de Administração da SOFTEX. Bolsista PQ CNPq nível 1 em microeletrônica. Coordenadora do MannaTeam, a maior teia de pesquisadores em tecnologias exponenciais e Educação 5.0. Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT NAMITEC). Coordenadora do NAPI Manna Academy. Membro do NAPI Educação do Futuro.