Pesquisadores do Napi Genômica conquistam Prêmio Octávio Frias de Oliveira 21/08/2023 - 14:31

O grupo de pesquisadores coordenado pelo diretor-presidente do Instituto de Pesquisa em Guarapuava (IPEC) e articulador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Genômica, David Livingstone Figueiredo, foi vencedor do Prêmio Octávio Frias de Oliveira na categoria Inovação em Oncologia com o trabalho “Clinical decision support analysis of a microRNA based thyroid molecular classifier: a Real-world, prospective and multicentre validation study”, publicado na revista The Lancet Discovery Science. O resultado do prêmio foi divulgado no início deste mês.

Nesta 14ª edição foram inscritos 32 trabalhos. O grupo de pesquisa contando com o médico David Livingstone Figueiredo venceu pelo artigo sobre a validação de um classificador molecular baseado em Micro RNA de nódulos de tireoide e submetidos à punção aspirativa pré-operatória.

“Esse classificador molecular já evitou mais de 1600 cirurgias de tireoide, descartando o câncer no pré-operatório”, explica o pesquisador.

Os vencedores do Prêmio Octávio Frias de Oliveira são apontado nas categorias “Personalidade de Destaque”, “Pesquisa” e “Inovação Tecnológica” por uma Comissão composta de representantes do próprio Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), da Faculdade de Medicina da USP, do Hospital das Clínicas da FMUSP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Academia Nacional de Medicina, da Academia Brasileira de Ciências, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) e da Folha de São Paulo.

A categoria Inovação Tecnológica em Oncologia premia trabalhos originais ou patentes que apresentam um potencial produto ou processo inovador para diagnóstico do câncer ou seu tratamento.