Pesquisadores do Napi Manna alinham parceria com a Secretaria Estadual da Educação 30/08/2023 - 14:20

Com a expectativa de expandir as ações do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Manna Academy e da Rede de Pesquisadores Manna Team, membros do Napi estão buscando uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação para que as atividades desenvolvidas, atualmente com alunos de altas habilidades das regiões norte e noroeste, sejam estendidas a escolas de todo o Paraná.

Há mais de 20 anos, o Manna atende professores e estudantes do Ensino Médio, do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Técnico de escolas públicas de diferentes municípios, bem como estudantes e professores de graduação e pós-graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior.

“A expectativa é que possamos ter novas contribuições, diálogos e estratégias com os professores das salas de altas habilidades de todo o Paraná. Além de adolescentes, jovens e adultos pois entendemos que isso pode crescer e pode trazer ao Paraná protagonismo com este tipo de atividade e com estes encontros das universidades com as escolas, com as empresas, com o governo, startups e com a comunidade”, destacou a articuladora do Napi Manna Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

A Secretaria Estadual da Educação vem continuamente fortalecendo e ampliando o atendimento educacional especializado para os alunos que possuem altas habilidades/superdotação com a oferta de salas de recursos multifuncionais, escolas de referência, atendimento educacional especializado para altas habilidades/superdotação e, também, as Turmas Paraná +.

A professora da rede estadual de ensino que trabalha com crianças com altas habilidades, Luciene Celina Cristina Mochi, acredita que a parceria vai trazer resultados positivos para docentes e alunos. “Compreendemos que o desenvolvimento das tecnologias exponenciais faz parte de uma realidade cada vez mais cotidiana, sendo uma necessidade real de construção ativa com os docentes e alunos, especialmente a partir de apoios conectados entre as instituições do estado”, afirma.

O Projeto Manna tem ações como com internet dos drones e das coisas, inteligência artificial, voltadas aos estudantes com altas habilidades. “Muitos destes alunos são agora membros do Manna. São alunos da graduação, mestrado e de doutorado do Manna. Estudantes que fizeram tutoria nos nossos laboratórios ou estiveram conosco na sala de altas habilidades. Estamos vendo que este movimento trás ótimos resultados”, ressalta a pesquisadora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

Novas reuniões devem acontecer em breve entre os pesquisadores do Napi Manna e representantes da Secretaria Estadual da Educação para discutir ações conjuntas entre elas o Manna no Museu que acontece de 12 a 15 de outubro. O evento será realizado no Museu Oscar Niemayer em Curitiba, em que devem participar trezentos professores e um dos temas abordados é dedicado a pessoas com altas habilidades.

Manna Team - O Manna é o maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) e Robótica do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil. Os temas de pesquisa envolvem, além da IoT e da Robótica, a Internet dos Drones (IoD), a Interface Cérebro Computador (ICC), a Inteligência Artificial (IA), Ambientes e Coisas Inteligentes, a Computação Urbana e os Jogos. Junto ao trabalho de pesquisa e inovação tecnológica, o Manna promove inclusão e oportunidades para todos (cidadãos de qualquer idade) a partir de um ecossistema de formação de empreendedores com inteligência social e capazes de alavancar a inovação em diferentes áreas de conhecimento. Os projetos são concebidos e desenvolvidos com foco na Educação 5.0, Pensamento Computacional, Design Thinking e na Cultura Maker.