Plataforma i-Araucária conquista prêmio em evento internacional 12/09/2023 - 09:28

A plataforma digital i-Araucária, que permite identificar e localizar pesquisadores do Lattes além de suas produções científicas e técnicas, conquistou o 1° lugar no Prêmio de Excellence Awards no 9th Knowledge Management and Intellectual Capital Conference (ECKM). O evento, maior da Europa na área de Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento, foi realizado na sede do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, na última semana.

O trabalho premiado tem o título Fostering Innovation Ecosystems Through Knowledge Coproduction: The case of NAPI Program in Paraná, Brazil e apresenta o projeto de concepção, desenvolvimento e aplicação da Plataforma i-Araucária, desenvolvida para apoiar a Fundação Araucária no planejamento e fomento de ciência, tecnologia e inovação no Estado do Paraná.

Este é o segundo prêmio obtido pela IAraucária. O primeiro foi agraciado pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP) de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (2021) na categoria Modernização Administrativa.

A plataforma ainda permite a busca por diferentes perfis de formação e de atuação de pesquisadores. Além de informações do CNPq e a identificação da infraestrutura na qual eles atuam, como universidades, laboratórios ou centros de pesquisa. Atualmente a plataforma permite o acesso ao currículo de mais de 390 mil doutores brasileiros e possui mais de 4 mil pesquisadores cadastrados interagindo no iAraucária.  

O trabalho foi apresentado em Lisboa na semana passada e o prêmio foi recebido pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária e coautor do trabalho, professor Luiz Márcio Spinosa, e por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pesquisadores do Instituto Stela.

“Com base nas informações acessadas na i-Araucária forças-tarefas podem ser criadas para desenvolvimento das pesquisas de interesse do Estado. Estas forças-tarefas constituem elemento essencial para criação dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) e, desta forma, direcionam o fomento à pesquisa aplicada pelo fortalecimento das Parcerias Público-Privada”, destaca o diretor da Fundação Araucária.

Segundo Spinosa, outros 14 estados já manifestaram interesse em utilizar a solução em suas fundações estaduais de amparo à pesquisa.

A plataforma digital criada tem base na plataforma Inteligentia do Instituto Stela, que dispõe de diversos sistemas de informação para apoio a tomada de decisão e coprodução de comunidades. A concepção dos coletivos e dos processos de coprodução para CTI tem a autoria dos pesquisadores da Fundação Araucária e do Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da UFSC (EGC).