Prêmio FINEP Inovação 2012 premiará até R$ 600 mil 13/07/2012 - 11:40

Mariana Figueiredo - Em sua 15ª edição o “Prêmio FINEP de Inovação 2012” está com as incrições abertas até o dia 16 de agosto. Neste ano o Prêmio traz algumas mudanças, e a principal, é que a premiação será em dinheiro, sendo disponibilizados de R$ 100 mil a R$ 600 mil para os primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria.

Outra mudança desta edição, é que o Prêmio possui duas categorias direcionadas as empresas: Tecnologia Assistiva e Inovação Sustentável. A primeira contemplará produtos e processos que promovam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. E a segunda irá reconhecer iniciativas onde a sustentabilidade tenha sido integrada ao sistema de pesquisa, desenvolvimento e comercialização, pelos aspectos financeiro, social  e ambiental.

O objetivo do Prêmio FINEP de Inovação é reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e aplicados no país ou no exterior. Empresas e instituições inovadoras são aquelas que desenvolvem soluções em forma de produtos, processos, metodologias e/ou serviços novos ou significativamente modificados.

Podem concorrer ao Prêmio as empresas ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas ou privadas, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Não Governamentais (ONGs) com sede no Brasil e que tenham a inovação como elemento relevante em suas estratégias de atuação há pelo menos três anos.

Na categoria Inventor Inovador, podem concorrer pessoas físicas que sejam inventores em uma patente (invenção ou modelo de utilidade) concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), desde esteja em vigor na data do julgamento do Prêmio e que o objeto esteja comercializado.

Na categoria Inovar Fundos, concorrem empresas gestoras de fundos de capital semente, venture capital e private equity constituídos, no mínimo há dois anos. É vedada a participação, na mesma categoria, das empresas e instituições que tenham sido vencedoras regionais e nacionais do Prêmio FINEP de Inovação em 2010 e 2011.

O Prêmio FINEP de Inovação 2012 possui duas etapas: etapa regional - realizada em cada uma das cinco regiões do Brasil e a etapa nacional; sendo que a proposta classificada em primeiro lugar em cada categoria na etapa regional, concorre ao Prêmio Nacional.

É condição para participação o preenchimento completo do formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico do Prêmio FINEP - http://www.finep.gov.br/premio e é vedado o envio de anexos, amostras ou qualquer outro tipo de material complementar.

As empresas poderão realizar mais de uma inscrição de diferentes produtos, processos e serviços nas categorias Tecnologia Assistiva e Inovação Sustentável, podendo ainda, realizar a inscrição nas categorias Micro/Pequena, Média ou Grande Empresa. Os inscritos na categoria ICT poderão participar também na categoria Tecnologia Social, e as pessoas físicas poderão participar somente com uma patente concedida na categoria Inventor Inovador.

Anualmente, a FINEP escolhe sedes regionais que abrigam todas as atividades referentes ao Prêmio, neste ano as sedes selecionadas foram: Cuiabá/MT, Fortaleza/CE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG e Porto Alegre/RS.

prêmio

Outras informações: