Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 10/09/2014 - 17:10

Foi instituído em 1998 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) com a denominação Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores, e a partir da edição de 2004, o prêmio passou a ser denominado Prêmio Mercosul para Ciência e Tecnologia. As inscrições desse ano irão até o dia 10 de outubro.

Os objetivos desse prêmio são os de: reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL; Incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação no MERCOSUL e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados ao MERCOSUL, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no MERCOSUL.

Para a edição de 2014, o tema escolhido é “Popularização da ciência” que deverá ser abordado em uma das seguintes linhas de pesquisa:

1) Museus e Centros de Ciência físicos, virtuais e itinerantes - Premiar projetos de popularização que tenham sido desenvolvidos em universidades, instituições de pesquisa, museus, centros de ciência, planetários, fundações, entidades científicas e outras instituições, com o objetivo de incentivar atividades que propiciem a difusão e popularização da ciência e tecnologia junto à sociedade.

1.1. Modernização, aprimoramento, desenvolvimento de projetos ou expansão de espaços científico-culturais existentes, como museus e centros de CT&I, planetários, observatórios, jardins zoobotânicos, parques de ciência, entre outros;

1.2. Aquisição, adaptação ou melhoria de veículos destinados a projetos de ciência itinerante (tipo “Ciência Móvel”), bem como equipamentos para este tipo de atividade;

1.3. Desenvolvimento de projetos de educação e/ou divulgação científica em museus ou espaços científico-culturais, que favoreçam e promovam a interação entre ciência, cultura e arte;

1.4. Exposições fixas ou itinerantes que devem conter, preferencialmente, elementos interativos;

1.5. Desenvolvimento e implantação de tecnologias assistivas (voltadas para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida) em espaços científico-culturais;

2) Feiras de Ciências, Mostras de Ciência, Mostras Científicas Itinerantes - Como instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico das escolas, bem como para despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica.

3) Mídias sociais e outros instrumentos – Apresentação de trabalhos relevantes de Divulgação Científica e Popularização da Ciência e Tecnologia, veiculados: blogs, facebook, twitter, YouTube, Flickr, páginas de internet, jornais da grande imprensa ou jornais locais, revistas não especializadas de circulação ampla, televisão aberta ou por assinatura, emissoras de rádio, museus e similares, instituições culturais, eventos públicos, exposições, livros, teatro, cinema e outras formas de arte.



Mais informações: http://www.premiomercosul.cnpq.br

GALERIA DE IMAGENS