Presidente da Araucária recebe o prêmio "Forjadores da Inovação" 22/08/2024 - 07:36

A UTFPR realizou, no último dia 15, em solenidade no Hall Nilo Peçanha, na sede da Universidade, a entrega do prêmio 'Forjadores da Inovação' a oito personalidades da comunidade acadêmica e de instituições parceiras que atuam em prol do desenvolvimento da instituição e da inovação.

Foram homenageados: Aldo Nelson Bona, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; Graciela Bolzon de Muniz, vice-reitora da Universidade Federal do Paraná; Irineu Mário Colombo, diretor-superintende do Itaipu Parquetec; Murilo Pereira Moisés, professor do Campus Apucarana; Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária; Silviane Aparecida Tibola, técnica de laboratório do Campus Dois Vizinhos; Tonia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa; e Vladimiro Miranda, diretor-presidente da Inesc Brasil.

Silviane Aparecida Tibola, servidora técnica-administrativa da UTFPR, lotada no Campus Dois Vizinhos, dedicou o seu prêmio aos demais servidores e instituições que fazem da UTFPR um ambiente propicio a inovação: "Este prêmio é de todos nós! É um reconhecimento do trabalho, do conhecimento, do esforço de cada um, e que eu estou tendo o privilégio de receber".

O secretário de Estado Aldo Nelson Bona também compartilhou a homenagem com os demais colegas da pasta que dirige. "Estou sendo signatário dele [Prêmio Forjador], mas os merecedores são todos do nosso time da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assim como da Fundação Araucária. Às vezes, é preciso forjar para que as coisas aconteçam, assim como temos nos dedicado, da melhor maneira possível, a partir do trabalho colaborativo de todos", disse.

O prêmio 'Forjadores da Inovação' faz alusão à escultura de um trabalhador forjando uma peça. A obra, de autoria desconhecida, fica sob guarda do Gabinete da Reitoria e pode ser remetida ao histórico de atuação da UTFPR na formação de profissionais para a sociedade.

"Espero que este prêmio seja um marco para homenagearmos pessoas que o merecem, até porque inovação não faz sentido se ela não redundar em mais bem-estar, mais qualidade de vida e mais justiça social para as pessoas e para a sociedade. E todas as pessoas homenageadas fazem esse papel muito bem nos locais em que trabalham", disse o reitor Marcos Schiefler.

A homenagem é regulamentada pela Instrução Normativa Nº 57 da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias.

O pró-reitor Silvestre Labiak destacou que "as pessoas homenageadas são forjadoras e forjadores da inovação porque, de fato, usam da criatividade, dos recursos quando existem e, quando não existem, fazem os 'milagres' que precisam ser feitos. Usam sua rede de contatos e usam da estratégia para que as coisas aconteçam".

O prêmio consiste na concessão de um certificado e de uma estatueta alusiva à natureza da premiação a membros da comunidade acadêmica e de instituições parceiras que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento institucional, bem como para o fortalecimento, desenvolvimento e promoção da Ciência, da Tecnologia, da Inovação, do Empreendedorismo, da Sustentabilidade, do Humanismo, da Inclusão e da Diversidade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da UTFPR.