Presidente da Finep anuncia repasse de recursos para Londrina 19/06/2023 - 17:32

Em evento realizado na prefeitura de Londrina, nesta segunda-feira (19), o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera anunciou o repasse de R$ 5.869.440,00 para o Projeto Londrina Iluminação (LI). A iniciativa prevê o desenvolvimento de um sistema de telegestão da iluminação de parques e praças públicas.

Os recursos serão repassados “a fundo perdido” e não precisarão ser retornados à Finep. Com uma contrapartida de mais R$ 2.410.744,00, o que totaliza R$ 8.280.184,00 para todo o projeto, a LI terá como parceira no desenvolvimento o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“A função não é só iluminar mas, por meio de inteligência artificial, medir ruídos e a instalação de um dispositivo tecnológico que vai permitir que a cidade coloque câmeras em várias localidades, ou seja, toda a parte de smart city”, destacou a assessora de Relações Institucionais da Fundação Araucária Cristianne Cordeiro.

As melhorias que beneficiarão Londrina são parte de um programa do MCTI/Finep que leva o nome de “Ambientes de Inovação – Cidades Inteligentes e Sustentáveis.” Esta iniciativa conta com o apoio da deputada federal Luísa Canziani (PSD), que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, e apoio também do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

O processo para a seleção pública (06/2022) do projeto, elaborado pela própria Finep, envolveu também o interesse de outras 12 empresas de todo o país, mas somente cinco delas foram contempladas, incluindo a Londrina Iluminação. Os cinco projetos vencedores correspondem a um investimento total de mais de R$ 26,6 milhões. Todas as propostas precisaram passar por um protocolo de habilitação e depois por uma análise de mérito, num trabalho técnico que consumiu quase um ano de intensos preparativos.

O presidente da Finep, Celso Pansera, explicou que a Finep administra os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que tem R$ 10 bilhões para aplicar em todo o país somente neste ano. “Metade disso para investimentos e projetos com destinação de recursos a fundo perdido, como é o caso da Londrina Iluminação”, disse Pansera, salientando que a Londrina Iluminação apresentou um projeto muito interessante para tornar mais inteligente o sistema de iluminação, inclusive permitindo que através do sistema transite sinais de internet.

O presidente da Finep ainda disse que o órgão vai acompanhar o desenvolvimento do projeto londrinense. “E se esta rede funcionar como esperamos, nós iremos replicá-lo em outros lugares”, adiantou ele.

Após a cerimônia a assessora de relações institucionais da Fundação Araucária participou de uma reunião com o presidente da Finep e representantes de instituições de CT&I. “Discutimos os novos editais de fomento junto com bancos financiadores, já que agora as empresas poderão usufruir deste recurso levando inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. Para nós enquanto fundação é muito importante esta aproximação com a Finep para poder articular projetos conjuntos para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Cristianne Cordeiro.

Fonte: Assessorias de Comunicação da Prefeitura de Londrina e da Fundação Araucária.