Presidentes do Confap, CNPq, e das FAPs se reúnem para alinhar apoio aos próximos editais dos programas PELD e PROTAX 27/05/2020 - 20:40

Na manhã desta segunda-feira (25/05), foi realizada reunião online com a participação do Prof. Fábio Guedes Gomes – Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fapeal, do Prof. Evaldo Ferreira Vilela – Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e de presidentes e representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), para apresentação do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) e do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia (PROTAX).

Além das apresentações dos programas, a reunião teve como objetivo principal, o reforço da importante parceria entre o CNPq e Confap, no conjunto de suas Fundações, e o alinhamento entre os participantes, para manifestações das FAPs que irão participar das futuras chamadas públicas dos dois programas, previstas para serem lançadas em julho deste ano.

O presidente do Confap e da Fapeal, Prof. Fábio Guedes, destacou a importância dos dois programas, principalmente neste momento, em que é necessário aprofundar e avançar no desenvolvimento de pesquisas do ecossistema brasileiro. “A parceria entre o Confap, no conjunto de suas FAPs, com o CNPq, CAPES e Fundo Newton, nos deixa muito felizes. Como presidente da Fapeal tive a oportunidade de ver na última chamada pública do PELD, o impacto e os resultados positivos que o programa teve nos últimos quatro anos para o ecossistema brasileiro. Programas como o PELD e o PROTAX são importantes vitrines do Brasil no cenário internacional, e que devem ter suas continuidades garantidas, para manutenção desse reconhecimento do país na atuação científica pelo meio ambiente”.

O Prof. Evaldo Vilela, presidente do CNPq, lembrou o acidente na costa brasileira com o vazamento de petróleo que atraiu os olhares internacionais em 2019, e que contou com o importante apoio dos programas PELD, já que possuem grande capacidade de atuar em rede, e que, em termos de diagnóstico, acompanhamento e monitoramento, auxiliaram rapidamente na redução dos impactos do acidente. Vilela destacou em sua fala que por isso é preciso trabalhar cada vez mais em rede, “daí a relevância da parceria entre o CNPq, Confap e as FAPs. As pesquisas definitivamente devem ter um caráter universal nos tempos atuais, e é isso que os programas PELD e PROTAX possibilitam”.

Programa PELD

A gestora do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), Márcia Aparecida de Brito, apresentou o histórico do programa e seus resultados. O PELD é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenada pelo CNPq desde 1997, que abrange uma rede de sítios de pesquisa de alta relevância nacional e mundial nas áreas de ecologia, conservação e uso sustentável da biodiversidade. O programa é reconhecido internacionalmente pela rede International Long Term Ecological Research – ILTER, que conta com 44 países-membros. Atualmente, existem 34 sítios vigentes nas cinco regiões do Brasil e na costa marinha brasileira, que são apoiados pelo PELD.

Dentre os resultados do programa, se destacam o avanço no conhecimento científico, a formação e capacitação de recursos humanos, a divulgação científica para a sociedade, e contribuições do PELD para o desenvolvimento sustentável, por meio de subsídios para políticas públicas relacionadas à gestão ambiental, diagnóstico do estado de conservação da biodiversidade brasileira e proposição de políticas públicas voltadas à conservação e o manejo sustentável dos ambientes costeiros e marinhos.

Programa PROTAX

O gestor do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia (PROTAX), Fernando da Costa Pinheiro, também apresentou o histórico do programa, que em 2020 completa 15 anos, e destacou que o PROTAX é uma importante política de fomento à pesquisa e de formação de recursos humanos de longa duração, que tem como objetivo, apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir de forma significativa para a formação de recursos humanos especializados na área de Taxonomia biológica (dedicada à organização e classificação dos seres vivos) para atuação em revisões, inventários, curadorias, gestão de coleções biológicas e a validação dos espécimes depositados em seus acervos, visando o preenchimento de lacunas do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira.

Em sua 3ª fase (2015-2019) o programa teve apoio do CNPq, CAPES e das FAPs por meio da Chamada CNPq/MCTI/FAP/PROTAX Nº 001/2015, e teve 111 propostas apoiadas em 16 estados brasileiros, sendo 56 projetos de 12 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).

Amparado pelas diretrizes da Política Nacional da Biodiversidade (Decreto Nº 4.339, de 22 de agosto de 2002), o PROTAX está alinhado com diversas demandas e compromissos nacionais e internacionais, visando a ampliação do conhecimento, proteção e uso sustentável da biodiversidade brasileira, subsidiando ações como o próprio PELD; o Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio/MCTIC; o Programa Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira – REFLORA, entre outros.

Série de vídeos do PELD

No dia 22 de maio, em que o mundo celebrou o Dia Internacional da Biodiversidade, e já pensando no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) e dos Oceanos (08 de junho), o CNPq lançou uma série de vídeos sobre pesquisas científicas de destaque que estudam os biomas brasileiros com o objetivo de promover o conhecimento, a conservação e o manejo dos ecossistemas brasileiros.

Lançamento dos editais PELD e PROTAX 2020

Os dois editais estão sendo elaborados pelo CNPq e o lançamento de ambos está previsto para julho deste ano. Os editais serão divulgados pelo CNPq e pelo Confap.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Confap.