Professores de universidade do PR estão 'internacionais' 17/05/2011 - 15:00

Livro

A partir de participação em eventos internacionais e às relevantes pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professores e alunos foram convidados a escreverem capítulos para compor a publicação de livros internacionais intitulados "Soybean - Molecular Aspects of Breeding" e "Sustainable water management in the tropics and subtropics".

Os docentes envolvidos nas publicações são os doutores Erivelto Mercante, Miguel Angel Uribe-Opazo, Silvio César Sampaio, Lúcia Helena Pereira Nóbrega e Simone Damasceno Gomes.

A obra dos professores da Unioeste representa contribuição de ponta sobre o tema soja (soybean), fornecendo ampla revisão do assunto e servindo como ferramenta valiosa para pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais que desenvolvem estudos relacionados à cultura da soja.

O tema aborda as tecnologias ligadas ao Sensoriamento Remoto proveniente de imagens de Satélites, largamente usadas como instrumental de elevado potencial para prover informações específicas e confiáveis com relação ao estado biofísico de lavouras agrícolas. O capítulo é resultado de pesquisas desenvolvidas dentro dos projetos aprovados pelos autores junto a Fundação Araucária e ao CNPq.

Capítulos publicados

MERCANTE, E.; LAMPARELLI, R.A.C. ; URIBE-OPAZO, M.A.; ROCHA, JANSLE V. Spectral Characteristics of Soybean during the Vegetative Cycle Using Landsat 5/TM Images in The Western Paraná, Brazil. In: Aleksandra Sudaric. (Org.). Soybean - Molecular Aspects of Breeding. 1 ed. Rijeka, Croatia: InTech, 2011, v. 04, p. 455-472.

SCHELLE E ; SAMPAIO, S.C. ; QUEIROZ, M.M.F.DE ; DAL BOSCO, T. C.. Quantitative And Qualitative Aspects Of The Serra Geral Aquifer In Cascavel- Paraná-Brazil. In: Bilibio, Carolina; Hensel, Oliver; Selbach; Jeferson. (Org.). Sustainable water management in the tropics and subtropics. Unikassel-Alemanha,: Unikassel-Alemanha, 2011, v. 1, p.215-218.

DOBLINSKI, A.F.; SAMPAIO, S.C.; SILVA, V.R.DA ; NOBREGA, L.H.P. ; GOMES S.D.; DAL BO

SCO, T.C. Nonpoint source pollution by swine farming wastewater. In: Bilibio, Carolina; Hensel, Oliver; Selbach, Jeferson. (Org.). Sustainable water management in the tropics and subtropics. Unikassel-Alemanha,: Unikassel-Alemanha, v. 2, p.425-427.

DIETER, J.; SAMPAIO, S.C.; COSMANN N.J.; DAL BOSCO, T.C.; TESSARO D.; VASCONCELOS A.M.M.A. . Impacts on surface waters due the use of wastewater. In: Bilibio, Carolina; Hensel, Oliver; Selbach, Jeferson. (Org.). Sustainable water management in the tropics and subtropics. Unikassel-Alemanha: Unikassel-Alemanha, 2011, v. 2, p.428-430.

Fonte: Site Bonde. Matéria publicada em 19/04/11.