Programa Sinapse mobiliza 66% das cidades no Paraná 22/05/2019 - 10:50

O Programa Sinapse da Inovação Paraná contou com a participação de 265 cidades, com destaque para as mesorregiões que mais submeteram propostas. O Norte Central, com 373 ideias; a Metropolitana de Curitiba, com 285 ideias e a região Sudoeste, com 280 propostas.

O programa de incentivo ao empreendedorismo inovador, visa transformar ideias em negócios de sucesso. Promovido pelo Governo do Estado por meio da Celepar e Fundação Araucária, operado pela Fundação Certi e apoiado pelo Sebrae e Sistema Fiep, na primeira edição paranaense do Sinapse os participantes puderam propor ideias inovadoras, interagir com outros projetos e assistir às capacitações empreendedoras.

“Este resultado bastante positivo se deve, principalmente, ao importante trabalho desenvolvido pela equipe da Araucária somado às parcerias que tivemos em todo o estado com o Sebrae, Sistema Fiep e Certi. Evidencia a potencialidade do estado em termos de empreendedorismo inovador tanto na academia quanto no setor privado”, afirmou o pesquisador sênior da Fundação Araucária, Osmar Muzilli.

O programa é dividido em três fases e terá um investimento de até R$ 4 milhões do Governo do Estado. “Este edital faz parte de um novo conjunto de iniciativas da Araucária, visando à construção de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) no Paraná. Uma ação que faz parte do Plano de Governo focada na inovação para a geração de riqueza e bem-estar”, destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Márcio Spinosa.

Fases seguintes

São três fases eliminatórias em que os projetos devem ser submetidos. Divulgação das ideias inovadoras aprovadas na fase 1 será realizada no dia 24 de junho. Na segunda fase serão submetidos os projetos de empreendimento de 24 de junho a 8 de julho. O resultado será divulgado em 12 de agosto. A última fase receberá os projetos de fomento de 12 a 26 de agosto. A divulgação do resultado final acontece até 7 de outubro.

Durante as três fases da seleção, os proponentes receberão capacitações presenciais ou on-line, com o intuito de alinhar alguns conceitos importantes, para que possam aprimorar suas ideias e projetos.  Serão contemplados até cem projetos de inovação com recursos de até 40 mil reais como subvenção econômica.

O prazo para constituição da empresa e entrega de documentação para contratação na Fundação Araucária será até  6 de dezembro. A contratação das empresas ocorrerá até 24 de janeiro de 2020. A pré-incubação das empresas contratadas acontece de 27 de janeiro a 27 de julho de 2020. A avaliação técnica final será a partir de 28 de julho 2020.

Mais informações estão disponíveis no site www.fappr.pr.gov.br no link programas fechados, no edital Sinapse da Inovação.


 

GALERIA DE IMAGENS