Programa de inclusão digital do MiniCom ganhará mais 13 mil pontos de acesso 16/08/2013 - 10:00

O Gesac, programa do Ministério das Comunicações (MiniCom) que oferece de forma gratuita o acesso a serviços de conexão à internet, será ampliado. A nova licitação, que vai promover a expansão de 13.379 pontos de presença contratados para quase 31 mil, já está em fase final de elaboração. Uma das principais mudanças é a adesão do Ministério da Saúde ao programa, com o objetivo de conectar as Unidades Básicas de Saúde.

A velocidade da conexão também vai aumentar: cerca de 70% dos pontos terão uma velocidade nominal de 1 Mbps. Em alguns locais, por outro lado, esta velocidade poderá chegar a 8 Mbps."Essas mudanças são possíveis graças à melhoria da infraestrutura de conectividade em nosso país", explica a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto.

Atualmente, apenas cerca de 9% dos pontos de conexão do Gesac são terrestres. Na nova proposta, a proporção de pontos terrestre deve superar os 80%. Já os pontos com tecnologia satelital se destinarão exclusivamente a localidades onde ainda não é possível o atendimento por outras formas de tecnologia, tais como postos de fronteira, áreas de assentamentos e quilombos.

A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico e deverá ser dividida em cinco lotes. Vale ressaltar, também, que o contrato atual de prestação de serviços do Gesac, que encerraria neste mês de agosto, foi prorrogado por mais 12 meses, o que vai garantir a continuidade da conexão. "Nenhum dos pontos de acesso atuais vai ficar sem internet", garante a secretária.

Fonte: Rede Cidade Digital