Programas de bolsas PIBIC - Jr (FA & Biopark), do CONFAP & Wallonie Bruxelles e da Mitacs recebem propostas até quinta-feira (20) 18/04/2023 - 12:46

A Araucária lançou, nos últimos dias, três editais referentes aos Programas de bolsas de iniciação científica júnior - empresa Fundação Araucária & Biopark, do CONFAP & Wallonie Bruxelles e o Internacional de mobilidade para pesquisa no Canadá e/ou Paraná. O prazo para submissão eletrônica das propostas dos três editais termina no próximo dia 20/04.

O Programa Internacional de mobilidade para pesquisa no Canadá e/ou Paraná (Mitacs) tem como finalidade proporcionar o intercâmbio de alunos de graduação e de alunos da pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Paraná para realizar estágios de pesquisa conjuntos para fortalecer as colaborações de pesquisa internacionais entre o Estado do Paraná e o Canadá. O recurso disponibilizado neste edital é de até R$ 345.920,00. Edital Mitacs .

Já o Programa CONFAP & Wallonie Bruxelles apoia projetos de cooperação mútua, possibilitando o financiamento de pesquisa; intercâmbio de pesquisadores brasileiros e belgas; organização de seminários e workshops conjuntos; e preparação e coordenação de atividades de C T&I conjuntas. Incentiva a aproximação entre a academia e a indústria, com a finalidade de impulsionar a inovação nos dois países nas áreas prioritárias de Ciência da Vida (Saúde e Tecnologias Médicas); Agricultura e Produção Agroalimentar; Engenharia (Mecânica e Física, Química e Energia, Aeroespacial, Materiais); Meio Ambiente; e Tecnologias Digitais. O recurso disponibilizado neste edital é de até R$ 320.000,00. Edital CONFAP & Wallonie Bruxelles .

Por fim, o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – Empresa (Fundação Araucária & Biopark Educação) tem como prioridades, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais em atividades de pesquisa científica a serem desenvolvidas no ecossistema do Biopark em Toledo-PR e promover e incentivar a prática da pesquisa, desenvolvimento e inovação de estudantes do ensino médio em diversas áreas do conhecimento que apresentem aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). E ainda, incentivar a pesquisa tecnológica ou de inovação relacionadas aos eixos temáticos de pesquisa e inovação que vem sendo desenvolvidos no Biopark Educação em Toledo-PR. O recurso disponibilizado neste edital é de até R$ 24.000,00. Edital FA & Biopark Educação .