Projeto prevê cadastramento de animais utilizados pelos carroceiros 16/07/2013 - 11:20

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal recebeu nesta segunda-feira (15), o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofmann, o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura Municipal de Curitiba, Alexander Biondo, e professores do departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná para uma reunião com o objetivo de avaliar uma proposta de ação voltada para a proteção de animais utilizados pelos carroceiros que circulam nas vias públicas.

Os professores apresentaram um projeto que tem por finalidade aproveitar a estrutura acadêmica da UFPR para fazer um levantamento e cadastramento dos cavalos utilizados pelos carroceiros em 28 municípios da região metropolitana de Curitiba. Segundo o professor Peterson Dornbusch, chefe do departamento de Medicina Veterinária, esta é uma região que apresenta muitos problemas com os animais gerando um alto índice de mortalidade. “ Com a identificação dos locais onde há maior concentração destes animais será possível propor algumas ações, que podem estimular a adoção de políticas públicas para os municípios”, afirmou Peterson.

O projeto prevê o cadastramento e a colocação de chip em 1500 cavalos, em um prazo de 12 meses, para uma avaliação da sanidade destes animais. Muitos destes animais podem tornar-se vetores de algumas doenças como febre maculosa e carrapato. Somente em Curitiba são recolhidas 20 carcaças de animais por mês. “O recolhimento de um animal morto custa mil reais, enquanto que o investimento na melhoria de vida do animal custará ao Estado cerca de 150 reais”, destacou Biondo.

A ideia é fazer um grande mapeamento dos carroceiros, identificar os animais que não têm condições de trabalhar, e depois investir em capacitação para dar possibilidade de novos empregos para as pessoas que atuam com os animais.

Para o secretário Alípio este é um problema sério de saúde pública que precisa ser resolvido com a adesão dos municípios e a definição de leis voltadas para este segmento.

Também participaram da reunião o diretor do Hospital Veterinário, Ivan Roque de Barros Filho; o coordenador do curso Medicina Veterinária em Curitiba, Waldir Silva; o assessor do deputado Stephanes Junior, Bernardo Marino; a médica veterinária Mariane Finger; e o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior