Ranking mundial lista universidades estaduais entre as mais produtivas 26/08/2013 - 11:10

Duas universidades estaduais do Paraná figuram com destaque no ranking mundial das instituições que mais publicaram artigos científicos entre os anos de 2007 e 2011, de acordo com a edição mais recente do SIR World Report 2013, divulgada pela Scimago Lab. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocupam a 23ª e a 32ª posições, respectivamente, entre as brasileiras, lideradas pela Universidade de São Paulo (USP).

Para participar deste ranking, que lista as universidades mais produtivas do mundo, é necessário que a instituição tenha ao menos 100 trabalhos científicos indexados na base de dados holandesa Scopus entre os anos de 2007 e 2011. A Scopus é considerada uma das maiores bases de dados científicos do mundo, englobando mais de 20 mil periódicos especializados. No Paraná, a lista é encabeçada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ficou em primeiro lugar com 6.048 trabalhos publicados; é seguida pela UEM, com 3.365 trabalhos, e pela UEL, com 2.332 trabalhos.

O ranking mundial é liderado pela Universidade Harvard, dos Estados Unidos, com um total de 80.467 publicações. As estaduais do Paraná são, ainda, as melhores colocadas entre as instituições estaduais brasileiras localizadas fora do eixo Rio-São Paulo. No mundo, a USP ocupa o quinto lugar no ranking, com 48.156 trabalhos publicados no período. COLOCAÇÃO – A UEM ficou em 997º lugar no ranking mundial e em 22º na América Latina, com 3.365 trabalhos publicados entre 2007 e 2011, mais 382 que em 2012.

A instituição subiu posições nos três rankings. Em 2012, ficou em 1.052º lugar em nível mundial, em 38º na América Latina, e foi a 23ª instituição em âmbito nacional. A UEL é a 32ª entre as brasileiras, 51ª na América Latina e em 1298º no ranking mundial. A soma dos trabalhos publicados pelas três universidades paranaenses mais bem colocadas é de 11.754. Os resultados comprovam a eficiência dos investimentos da UEM na área da pesquisa e da pós-graduação. Para o reitor Julio Santiago Prates Filho, a instituição vem mantendo sua vocação de edificar a pesquisa, alinhando-a ao ensino de qualidade. Além disso, nos últimos anos incrementou significativamente as ações de cooperação e intercâmbio internacionais.