Reitor da UEPG chefia missão internacional à Coréia do Sul 17/06/2013 - 08:09

O intercâmbio científico e tecnológico e a mobilidade estudantil integram a pauta da missão internacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em visita a instituições de ensino superior da Coréia do Sul, a partir desta segunda-feira (17/6). O reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), presidente da Abruem, chefia a delegação brasileira que permanece no país asiático até 28 de junho.

Logo na chegada à Coréia do Sul, neste domingo (16), o reitor da UEPG assinou um acordo de cooperação entre a UEPG e a Universidade de Ciência e Tecnologia (UST). João Carlos Gomes foi recebido pelo presidente da UST, Unwoo Lee. A cooperação envolve programas e projetos propostos pelas duas instituições, tais como intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e pessoal administrativo; realização de eventos, cursos e treinamentos internacionais; e desenvolvimento de pesquisas. O acordo com validade de cinco anos foi assinado na residência do embaixador do Brasil na Coréia do Sul, Edmundo Fujita, em Seul.

O reitor João Carlos Gomes ressalta a importância desse acordo, que abre novas oportunidades para docentes, alunos e técnicos da UEPG, de ter a experiência de um intercâmbio internacional como um diferencial em seus currículos profissionais. “A partir desse convênio avançamos no processo de internacionalização da nosssa universidada”, afirma o reitor. “Trata-se de uma política institucional já consolidada, com pesquisadores e alunos da UEPG desenvolvendo estudos nas melhores universidades da América do  Norte, América Latina, Europa e Ásia, assim como a presença de alunos de instituições estrangeiras em nossa universidade”.

Sobre a missão internacional da Abruem, o reitor João Carlos Gomes revela que a opção pela Coréia do Sul partiu de sugestão do do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, pelo grau de excelência das instituições sul-coreanas, sobretudo no campo das engenharias, computação e tecnologias da informação. “Através do programa Ciência sem Fronteiras, hoje, a Coréia do Sul é um dos principais destinos de estudantes brasileiros, com desempenho reconhecido pelas instituições anfitriãs e empresas de alta tecnologia do porte da Hyundai”, diz o reitor.

Segundo o presidente da Abruem, a visita à Coréia do Sul dá sequência à meta de projeção e internacionalização do sistema formado por 41 universidades. O projeto começou em 2006, com a primeira missão internacional à China. No ano seguinte, uma comitiva de reitores visitou universidades do Chile; em 2009, a Itália; em 2010, a Espanha; e em 2011, Portugal. No ano passado, os reitores visitaram universidades e instituições de pesquisa da Alemanha e Holanda, passando por 21 instituições em 18 dias de viagens. “A ideia é conhecer a realidade educacional desses países e estabelecer convênios de cooperação”, reforça o reitor, destacando que este processo tem mão dupla. “Nossas universidades contam com áreas de excelência e têm muito a oferecer num processo de troca de experiências, conhecimento e tecnologias”.

ROTEIRO

A visita da comitiva da Abruem às universidades sul-coreanas começa nesta segunda-feira (17), pela manhã, na Korea University, instituição privada localizada em Seul, com mais de 20 mil alunos na graduação e cinco mil na pós-graduação. No período da tarde, o grupo passa pela Ewha Womans University, universidade privada das mulheres no centro da capital sul-coreana.

Na terça-feira (18), a agenda inclui visitas à Sungkyunkwan University (SKKU), universidade mais antiga da Ásia Oriental (campus de Suwon), onde, até o final da tarde, os reitores mantém contato com dirigentes das áreas de Ciências Naturais, Medicina, Turismo, Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas. Já quarta-feira, vão à Universidade Nacional de Seul, que compreende dezesseis faculdades e seis escolas profissionais.

Para quinta-feira (20), o programa prevê a passagem pela Sogang Unversity, universidade de artes liberais líder em pesquisa. No dia seguinte, a comitiva visita a Yonsei University, que programas de bolsas de até US$ 6 mil para estudantes internacionais. O roteiro será retomado na segunda-feira (24), com agenda à Hanyang University, de reputação reconhecida na formação de profissionais que atuam na industrialização e modernização do país.

A agenda da terça-feira (25) estipula vista o Instituto Kaist, mais importante centro de desenvolvimento de projetos de pesquisa estratégica da Coréia, localizado na cidade de Daejeon. Na quarta-feira (26), a comitiva se desloca para Pohang, para visita à Postech (Pohang University of Science and Technology), instituição que se dedica à pesquisa e educação em ciência e tecnologia.

Para quinta-feira (27) está agendada a participação em reunião do Conselho Coreano para a Universidade Educação. Na sexta-feira (28), visita à Universidade de Chung-Ang, renomada nas áreas de Farmácia, Mídia e Artes. Nos dias 29 e 30, a comitiva faz a viagem de retorno ao Brasil.