Reitor da UEPG recebe condecoração do governo da Itália 01/04/2011 - 14:40

Neomil Macedo - O reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu nesta quarta-feira (30/03), o título honorífico de “Cavalheiro da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana”, conferido pelo presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano. A condecoração e o diploma da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana foram entregues pelo embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, em solenidade realizada na sede do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), em Brasília.

João Carlos Gomes recebe de Gherardo La Francesca diploma assinado pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano

João Carlos Gomes recebeu a condecoração como “grande apoiador da colaboração interuniversitária entre o Brasil e a Itália”, missão que abraçou quando esteve na presidência da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em 2009. Em julho de 2009, o reitor da UEPG chefiou comitiva de 20 reitores afiliados à Abruem, em visita a universidades italianas. Hoje, João Carlos Gomes ocupa a vice-presidência da associação, presidida pelo reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Antonio Joaquim Bastos da Silva.

Conforme o embaixador da Itália, na visita dos reitores brasileiros, foram estabelecidos acordos com universidades e centros de estudos e pesquisas italianos, “construindo, deste modo, os alicerces para uma duradora parceria entre os mundos universitários dos dois países”. Gherardo La Francesca observa ainda que, através do reitor João Carlos Gomes, a Abruem assegurou adesão à manifestação “Momento Itália-Brasil 2011/2012”, a qual se constituirá na maior iniciativa de promoção da cultura italiana, já realizada no Brasil.

O reitor João Carlos Gomes agradeceu à homenagem, em nome das instituições afiliadas à Abruem, destacando o reencontro com o embaixador Gherardo La Francesca, com o qual manteve contato na viagem à Itália, em 2009. “Naquela oportunidade, La Francesca havia sido indicado para assumir a embaixada no Brasil”, lembra o reitor, observando que desde aquele momento, o embaixador mostrou o interesse em ampliar as relações culturais com o Brasil, a partir, principalmente de um intercâmbio entre universidades brasileiras e italianas.

“Na nossa viagem à Itália, pudemos conhecer a estrutura das universidades italianas e suas avançadas tecnologias”, diz o reitor João Carlos Gomes, comentando que dessa incursão resultou o estabelecimento de diversos de acordos e parcerias que agora começam a se concretizar. “Esta honraria, pela primeira vez conferida a um reitor de uma universidade brasileira, comprova que conseguimos estabelecer um relacionamento cordial e certamente duradouro com as instituições de ensino superior e com o governo italiano”, completa o reitor da UEPG, que recentemente obteve a cidadania italiana, pela descendência dos seus avós.

O reitor João Carlos Gomes recebe a condecoração de “Cavalheiro da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana”, do embaixador da Itália, Gherardo La Francesca

Gherardo La Francesca, João Carlos Gomes, o adido científico da embaixada italiana, Roberto Spandre, e o presidente da Abruem, Antonio Joaquim Bastos da Silva

O reitor da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Eduardo Meneghel Rando; o vice-reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Aldo Nelson Bona, o reitor João Carlos Gomes, o reitor da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Júlio Santiago Prates Filho, e o reitor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Alcebíades Luiz Orlando.

Fonte: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=512