Representantes do NAPI Energia Zero Carbono participam de eventos de inovação na China 21/09/2023 - 19:34

Os professores da Universidade Estadual de Maringá e membros do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Energia Zero Carbono (EZC) Ivair Aparecido dos Santos e Luiz Fernando Cotica estiveram, por duas semanas neste mês, visitando universidades e institutos de pesquisa na China. Eles também participaram do 16º Fórum de Inovação de Pujiang e integraram a delegação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no 1º Seminário Brasil-China de Nanotecnologia, em Xangai.

O Fórum de Inovação de Pujiang teve, neste ano, o Brasil como país homenageado e contou com a participação de uma delegação brasileira chefiada pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera. O MCTI também foi representado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC).

Durante o Fórum, participantes brasileiros tiveram a oportunidade de mostrar o que tem sido feito no país para alavancar a inovação. Os pesquisadores do NAPI EZC participaram de diversas atividades relacionadas à inovação tecnológica e as vantagens da inovação aberta, e puderam trocar ideias e impressões com pesquisadores e autoridades brasileiras e chinesas.

“Participar desta importante missão de pesquisa e de imersão cultural e científica à China foi uma experiência esclarecedora no sentido de poder perceber claramente que as iniciativas do Napi EZC estão alinhadas com as melhores práticas em termos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, busca da inovação e incentivo ao empreendedorismo”, ressaltou o professor Ivair Aparecido dos Santos.

Outro ponto de destaque do Fórum foi a realização do 1° Seminário Brasil-China de Nanotecnologia, durante o qual pesquisadores e governos apresentaram suas principais linhas de pesquisa e buscaram alinhamento mútuo para cooperações futuras. O pesquisador Ivair Aparecido dos Santos apresentou a palestra INCT Ferroic Materials for Energy Converters. Ele destacou as atividades do INCT e do NAPI EZC, além de apresentar resultados ligados ao desenvolvimento do projeto de pesquisa Magnetoelectric Spin-orbit (MESO) logic for ultra-low power computing.

O projeto MESO, coordenado no Brasil pelo Professor Ivair Santos, é uma iniciativa que acontece no âmbito do programa CNPq/MCTI/BRICS-STI, e conta com a participação de equipes chinesas e russas para a produção de dispositivos lógicos (chips) e memórias de computador.

A comitiva brasileira visitou ainda o Laboratório de Nanotecnologia do National Engineering Research Center for Nanotechnology. Os pesquisadores do NAPI EZC tiveram contato com as linhas de atuação/pesquisa do laboratório e conheceram uma ampla gama de produtos nanotecnológicos já desenvolvidos e comercializados

Ainda como atividade do Fórum de Inovação de Pujiang, os pesquisadores do NAPI participaram do 2023 Global Tech-Matching Fair (InnoMatch EXPO), um dos maiores eventos de transferência de tecnologia e aceleração de spin-offs da China. O 2023 Global Tech-Matching Fair (InnoMatch EXPO) acontece anualmente em Xangai e reúne os maiores especialistas em transferência de tecnologia ao setor privado e aceleração de empresas de base tecnológica avançada (spin-offs), de forma a aproximar jovens empreendedores e investidores.

Durante a viagem oficial, também foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Finep e a prefeitura de Xangai. O documento visa desenvolver e fortalecer a cooperação científica entre ambos os países em áreas como agricultura, aeroespacial, nanotecnologia, informação e comunicação, IA, Saúde, e tecnologias verdes, entre outras.

Em visita à Universidade Beihang de Aeronáutica e Astronáutica (BUAA), Beijing, os membros do NAPI EZC,Ivair Aparecido dos Santos e Luiz Fernando Cotica, fizeram o lançamento oficial do projeto BRICS e apresentaram o sistema e Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná e a iniciativa NAPI, com foco no NAPI EZC.