Semana Geral dos NAPIs será realizada de 7 a 10 de novembro durante a Paraná Faz Ciência 09/10/2023 - 09:47

Dentro da programação da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior- Paraná Faz Ciência e da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada a II Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). O evento acontece de 7 a 10 de novembro na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dos 63 NAPIS implantados ou em construção, 39 apresentarão seus resultados iniciais à comunidade.

O evento realizado presencialmente e online, contará com debates relacionados aos grandes temas: Transformação Digital, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Negócios, Biotecnologia e Saúde, Energias Renováveis, Cidades Inteligentes e Sociedade, Educação e Economia.

Desde 2019, a Fundação Araucária (FA) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) passou a incorporar a construção estrutural de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação que seguem diretrizes estabelecidas pelo Plano do Governo do Paraná 2019-2022 e englobam a promoção do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) enquanto ativo da sociedade capaz de impulsionar o desenvolvimento integral do Estado.

O objetivo dos NAPIs é conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses e de outras regiões, incitados por demandas prioritárias de desenvolvimento de setores estratégicos para o Estado.

“Os novos arranjos focam na criação de riqueza e bem-estar, levando à maior assertividade dos instrumentos de apoio da Araucária e, consequentemente, melhor retorno sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento para a sociedade paranaense”, destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação configuram-se como um novo modelo de fomento. Sua ênfase está na melhor mobilização e integração entre território, ativos públicos e privados e fatores-chave de desenvolvimento.

“Este encontro de diversos atores importantes para o avanço da ciência em nosso Estado contribui para o diálogo entre eles, tanto dos NAPIS em execução quanto daqueles que estão em fase de contratação, para a apresentação de indicadores e resultados para observarmos o desempenho deles e o papel destes arranjos para o desenvolvimento regional”, enfatizou o chefe do setor dos NAPIs Diego Iwankio.

As apresentações acontecerão das 9h às 17h de 7 a 9 de novembro e no dia 10 de novembro das 9h às 12h. O evento acontece presencial e online, e será transmitido pelo canal da Fundação Araucária no YouTube.

A abertura oficial da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior- Paraná Faz Ciência será no dia 6 de novembro a partir das 18h.

Mostra dos NAPIs – Durante a Paraná Faz Ciência 18 dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) estarão sendo apresentados nos estandes que fazem parte da programação da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, das 8h às 18h.

Formulários de Avaliação dos NAPIs

O sucesso da semana, bem como o da continuidade dos NAPIs, depende da colaboração de todos. Faz parte deste esforço a avaliação do andamento dos NAPIs, informação relevante para os órgãos fiscalizadores do uso do recurso público e, consequentemente, para a estratégia de continuação do fomento. Por isso, a Araucária convida os pesquisadores, as empresas associadas, os atores de governo e o terceiro setor para uma reflexão relacionada ao Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia & Inovação por meio do preenchimento de três formulários de avaliação dos resultados esperados:

a)     a contribuição dos NAPIs para a competitividade do Paraná ( https://pt.surveymonkey.com/r/8Q7F6H9 );

b)     os indicadores de desenvolvimento sustentável dos NAPIs ( https://pt.surveymonkey.com/r/8QS7ZZK ); e

c)     a contribuição dos NAPIs para a CT&I do Paraná ( https://pt.surveymonkey.com/r/WZD8F6G ).

*Além de preenchê-los, solicita-se que mobilizem os participantes de sua(s) rede(s) de contatos, para que igualmente o façam. O preenchimento dos questionários levará menos de 10 minutos.  *Os formulários devem ser preenchidos até o dia 27/10/2023.*