Semana Nacional de C&T mobiliza universidades no Paraná 15/10/2012 - 17:00

Jussara Voss - Disseminar e popularizar o conhecimento científico produzido pelas universidades, além de incentivar o debate entre estudantes e pesquisadores a respeito do tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Esse é o objetivo da Semana no Paraná, que ocorre de 15 a 21 de outubro.

Nesse período, sete universidades paranaenses realizarão atividades para divulgação do conhecimento científico, por meio da apresentação de trabalhos e de pesquisas científicas e tecnológicas. Também serão realizadas visitas a museus, fazendas experimentais e eventos culturais.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, Alípio Leal, destacou a importância da realização de debates sobre sustentabilidade e erradicação da pobreza, temas da Semana deste ano. “Vamos apresentar trabalhos, pesquisas científicas e tecnológicas e discutiremos o tema da semana nas nossas universidades, incentivando debates que contribuem para enfrentar os desafios da sustentabilidade e da necessidade de erradicação da pobreza” disse.

Para a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sueli Édi Rufini, a finalidade da SNCT é popularizar o conhecimento científico produzido pelas universidades.

Show – Localizada no Norte do estado, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) prepara o “Show da Química e da Física” e atividades no Observatório da instituição, no período de 16 a 19 de outubro, no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL). O Museu se divide em: Centro de Ciências, Observatório e Planetário. Os dois primeiros situam-se no campus da universidade, enquanto o planetário se localiza na área central de Londrina.

Participarão do “Show da Química e da Física” cerca de 20 pessoas, incluindo bolsistas, professores, físicos e a coordenação do museu. O planetário, que também integra o MCTL, é um recurso ótico-mecânico-eletrônico que faz a projeção do céu em uma cúpula abobadada com precisão científica. Ele permite a visualização de planetas e estrelas em movimento e simula o céu visível de qualquer ponto da superfície terrestre, em qualquer época do passado ou do futuro.

Os experimentos de física visam destacar a presença desta área do conhecimento no cotidiano, por meio de atividades que mostram, desde o funcionamento de um motor elétrico à tensão existente em um raio. Através de experimentos de laboratório, os visitantes visualizam, na prática, a teoria ensinada em sala de aula. O show da Química aproxima as pessoas do estudo dessa ciência mediante experiências com materiais como bafômetro e decomposição da água oxigenada, entre outras.

Fazenda experimental - A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Noroeste do Paraná, abrirá à comunidade a Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), local de suporte para aulas práticas, estágios, desenvolvimento de pesquisas e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação em Agronomia e Zootecnia.

Com uma área de 170 hectares, a FEI compreende os setores agrícola e zootécnico. O setor agrícola é responsável pelo plantio de várias culturas anuais, fruticultura, cafeicultura, silvicultura e conservação de solos. O setor de zootecnia está subdividido e estruturado de acordo com as especialidades do curso.
Há, ainda, o Centro de Visitantes que abrange vários espaços: um auditório para projeções de vídeos educativos e onde serão realizadas palestras; exposições; atividades recreativas e educativas, além de parque infantil, quiosque para lanches, duas trilhas interpretativas na floresta e um pequeno mirante para acompanhamento das diversas atividades que serão desenvolvidas.

Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), localizada na região centro-sul do Estado, prepara a exposição “Registrando a Tecnologia em Telefonia e Fotografia”, no Museu dos Campos Gerais, com visita monitorada para os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais.

Além de palestras nos campi da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Irati, o Museu de Ciências Naturais de Guarapuava promoverá uma mostra científica de trabalhos e uma mesa-redonda em torno das pesquisas desenvolvidas pela universidade.

Visitação guiada - Já a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) prepara, no campus de Campo Mourão, o “Encontro de Produção Científica e Tecnológica: Ética na Pesquisa Científica”, dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação.

A instituição também promove visitação guiada de estudantes do ensino fundamental e médio de Campo Mourão ao Museu de Geologia e à Estação Ecológica do Cerrado de estudantes. No campus de União da Vitória acontecerão dois eventos, a palestra “Química e astronomia: uma conjunção interdisciplinar” e Ciência na Praça.

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferecerá uma palestra para comunidade sobre o tema “Adolescentes em conflito com a lei e o enfrentamento da violência”. A instituição também oferecerá duas oficinas: Moodle – um Ambiente Computacional para Educação e Educação Financeira; e Orçamento Doméstico.