Separtec apresenta ações realizadas em 2018 na Seti 29/03/2019 - 08:30

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Araucária, Márcio Spinosa participou da reunião com representantes das instituições que integram o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec) e com o professor Aldo Nelson Bona, futuro Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na qual foram apresentadas as ações e projetos realizados até o momento. A reunião aconteceu na última quarta-feira (27) e também serviu para debater sobre o futuro do programa, que conta com um orçamento de R$ 1 milhão para 2019.

O Sistema Estadual de Parques Tecnológicos é uma entidade articuladora dos parques tecnológicos. O principal objetivo é apoiar a integração dessas estruturas para que se transformem em ativos de inovação tecnológica e de economia criativa para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Paraná.

Para o professor Aldo, o Separtec tem potencial para atender o principal objetivo do governo, que é fomentar a inovação no Paraná. “O projeto tem interlocução com diversos setores, permitindo o intercâmbio de novas ideias, o que favorece a produção de inovação. E não há inovação sem ciência, logo, o programa pode ser um agente de articulação para que as produções científicas realizadas nas universidades estaduais se tornem ações focadas na inovação”.

Com o intuito de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da inovação, o Separtec tem como meta colocar o Paraná entre os três primeiros estados que se destacam em inovação tecnológica do Brasil, até 2037. Entre outras metas, também há a proposta de realizar um tratamento tributário diferenciado para as empresas abrigadas nos Parques Tecnológicos e promover eventos integrando os parques, as universidades, as empresas, as agências de inovação, os pesquisadores e as entidades empresariais.

De acordo com o levantamento realizado pelo projeto, o Paraná conta com oito parques tecnológicos em operação, três em fase de implementação e cinco que estão na etapa de planejamento.

As instituições que apoiam o Separtec são o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Secretaria da Fazenda, as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e a do Paraná (Unespar), além da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidades Positivo e Unicesumar.

Outras instituições vinculadas são a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Casa Civil, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Bioparque, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a Fundação Araucária, a Fomento Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

 


GALERIA DE IMAGENS