Seti recebe a visita da vice-governadora Cida Borghetti 01/11/2017 - 11:20

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, recebeu nesta terça-feira (31), a vice-governadora Cida Borghetti para uma reunião de trabalho. Na ocasião, o secretário apresentou os principais projetos e ações vinculados à secretaria e das instituições vinculadas (Fundação Araucária, Tecpar e Simepar).

Também participaram da reunião o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman; o diretor presidente do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Eduardo Alvim; o diretor presidente do Tecpar, Júlio Cesar Félix; o diretor geral da Seti, Décio Sperandio e o coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná; Luiz César Kawano.

Cida Borghetti destacou a importância do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. “O trabalho desenvolvido pela secretaria é muito importante porque está integrado com as diferentes áreas do governo. Queremos avançar em políticas públicas que promovam o desenvolvimento do Estado por meio da inovação e da produção científica.”

A vice governadora também ressaltou as ações desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), entre elas a produção do medicamento Trastuzumabe utilizado para tratamento de câncer. Até 2019, o Tecpar será o único fornecedor nacional da medicação. Depois disso, fornecerá 40% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).

O número de profissionais com o título de doutor no estado também foi ressaltado pela vice governadora. “Somente nas sete universidades estaduais temos cerca de 4,5 mil doutores. Temos que continuar incentivando estes profissionais para que continuem desenvolvendo suas pesquisas em nosso estado para que toda essa produção científica retorne em benefícios para todos os paranaenses.” 

Segundo o secretário, João Carlos Gomes, a Seti é fundamental no apoio ao desenvolvimento da ciência, pesquisa e ensino superior no Paraná. “Nossa secretaria trabalha para posicionar o estado em um patamar cada vez mais avançado no quesito pesquisa e desenvolvimento. Isso produz qualidade de vida aos paranaenses e nos coloca como referência no Brasil.”

Após a reunião, a vice-governadora esteve com os coordenadores e assessores de áreas vinculadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

GALERIA DE IMAGENS