Simpósio Internacional de Energia Solar Fotovoltaica será realizado em março 01/02/2019 - 11:10

Nos dias 11 e 12 de março será realizado o Simpósio Internacional de Energia Solar Fotovoltaica e a terceira edição do Seminário de Energia na Agricultura. O evento, promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste será realizado durante o dia na mesma, com palestras e feiras de empresas e universidades relacionadas ao tema. Na noite do dia 11 será a abertura oficial do evento, no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG), com participações do CREA e de outras entidades que apoiam o evento. O encerramento será no Centro Universitário Univel.

A Unioeste tem em sua grade o curso de mestrado e doutorado em Engenharia na Agricultura, e visando a qualidade de ensino, o Núcleo de Inovações Técnologicas – NIT busca pela internacionalização. Assim, o Simpósio procura aproximar, não só outras universidades, mas também a população geral para conhecer esse sistema de energia.

Visto isso, foi selado um convênio com a Universidad de Concepcion, do Chile. Essa universidade também está há alguns anos trabalhando com conceitos alternativos de geração de energia, e o carro-chefe é a energia solar. Então, a partir dessa parceria, em março alguns professores do Chile virão até a Unioeste-Cascavel para lecionar uma disciplina especial sobre o Sistema Solar Fotovoltaico.

O intuito da união com outras universidades de Cascavel e da região, como a UTFPR e a Unila é unir os conhecimentos a fim de esclarecer dúvidas quanto a essa energia alternativa. O professor Reginaldo Ferreira dos Santos, coordenador do NIT explica que “as empresas que vendem este produto poderão explicar seu funcionamento e benefícios, e os possíveis interessados também podem ficar a par de como é o processo de instalação, manutenção e suas vantagens”, finaliza.

Todas as informações sobre o simpósio estão disponíveis em http://unioeste.br/nit/fotovoltaica. A submissão de trabalhos é até o dia 25 de fevereiro.