Startup brasileira desenvolve plataforma para auxiliar no gerenciamento de privacidade e adequar empresas às leis de proteção de dados 24/11/2020 - 15:26

Empresas brasileiras de todos os portes estão em uma corrida para se adequar às novas exigências em relação ao gerenciamento de dados. Desde o dia 18/10 todas elas estão sujeitas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Pode parecer uma tarefa complicada para algumas, mas, para ajudar em situações como essa, a Privacy Tools desenvolveu uma plataforma de gerenciamento de privacidade que agrega mais segurança para empresas que precisam de ferramentas para adequação às leis. A startup foi uma das 21 selecionadas na fase de aceleração do Programa Mulheres Inovadoras, da Finep.

A Privacy Tools é a primeira empresa de base tecnológica voltada exclusivamente para o mercado de gerenciamento de privacidade desenvolvida no Brasil. Com mais de 40 clientes, disponibiliza ferramentas que foram desenvolvidas com capacidade de atender não apenas a LGPD, mas também outros marcos regulatórios, como a GDPR e CCPA.

Além de promover a conformidade com as leis, a startup tem como missão ajudar cada vez mais negócios a se inserirem em um mercado praticamente 100% digital. Portanto, buscando atingir empresas dos mais diversos portes, desenvolveram uma plataforma completamente modularizada. Para a CEO da startup, Aline Lucia Deparis, o cuidado com os dados é algo vital para a existência de qualquer empresa. “Há pouco tempo, ouvíamos a comparação de que os dados eram como o ouro ou o petróleo. Eu costumo dizer que dados devem ser comparados a água, ou seja, algo necessário para a sobrevivência humana; nesse caso, para a sobrevivência do negócio”, afirmou.

Aline ressaltou que a participação no Programa Mulheres Inovadoras conferiu à empresa uma bagagem muito rica no que se refere às experiências e conhecimentos compartilhados, seja de personalidades renomadas, ou das outras participantes, empresas que estão com o mesmo propósito de crescer e se solidificar no mercado. A CEO da Privacy Tools ainda destacou a importância do Programa, afirmando que ele serve como um incentivo para inspirar muitas mulheres e “deve ser repetido inúmeras vezes, visto que o empreendedorismo é o motor para fazer com que o nosso país cresça cada vez mais”.

Mulheres Inovadoras

O programa busca estimular startups lideradas por mulheres através da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos inovadores e de base tecnológica. O objetivo do Mulheres Inovadoras é contribuir para alavancar a participação feminina no empreendedorismo e aumentar sua representatividade no cenário nacional, favorecendo o crescimento da competitividade brasileira.

A iniciativa nasceu a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Finep e a Prefeitura do município de São Paulo; e conta com o apoio da RME – Rede Mulher Empreendedora, Adesampa e Founder Institute.

Fonte: Finep