Submissões de projetos para as chamadas de abrangência nacional do MCTIC podem ser feitas até o dia 9 20/02/2020 - 08:39

Os pesquisadores de todo o Brasil podem submeter pesquisas estratégicas sobre a internet em três chamadas do MCTIC em parceria com a FAPESP e o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. Para cada chamada será destinado o recurso de R$ 20 milhões. O prazo termina dia 9 de março. Todos os editais nacionais do ministério contam com o apoio da Fundação Araucária na divulgação para a comunidade científica.

Podem participar da Chamada “Regular e Temático” pesquisadores que tenham vínculo empregatício/funcional com instituição pública ou privada, sem fins lucrativos, de ensino superior ou de pesquisa nacional, que trabalhem em áreas de pesquisa para o desenvolvimento da Internet no Brasil. Mais informações em http://www.fapesp.br/13757 .

A segunda chamada é para o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) Fase 2. Podem submeter projetos pesquisadores que tenham vínculo empregatício/societário com empresas de até 250 funcionários sediadas no Brasil e que trabalhem em áreas de pesquisa para o desenvolvimento da Internet. As propostas apresentadas nesta Chamada devem demonstrar que uma pesquisa equivalente à Fase 1 do PIPE já foi realizada anteriormente pela equipe proponente. Ou seja, uma pesquisa demonstrando a viabilidade técnico-científica da proposta já foi realizada e agora, na Fase 2, o restante da pesquisa visando à inovação será realizada. A submissão do projeto pode ser feita em http://www.fapesp.br/13841 .

Já para a submissão de propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa para o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), podem participar pesquisadores que tenham vínculo empregatício com instituição pública ou privada, sem fins lucrativos, de ensino superior ou de pesquisa nacional, que trabalhem em áreas de pesquisa para o desenvolvimento da Internet. O Programa tem como objetivo intensificar o relacionamento entre Instituições de Ensino Superior e Pesquisa e empresas, por meio da realização de projetos de pesquisa cooperativos e cofinanciados. Mais informações podem ser obtidas pelo link http://www.fapesp.br/13842 .